Como é o sangue das minhocas?

Perguntado por: epereira . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
3.9 / 5 7 votos

O sangue das minhocas é vermelho, por causa da hemoglobina, o mesmo pigmento encontrado nos glóbulos vermelhos dos vertebrados. Em cada segmento do corpo há uma câmara interna, cheia de um líquido aquoso.

O sistema de transporte da minhoca constitui um exemplo de sistema fechado. É composto por dois vasos, um dorsal e um ventral, que estão ligados por vasos laterais, os quais se ramificam formando uma rede de capilares.

Uma característica marcante no sangue das minhocas que é idêntico ao sangue humano, é a presença de hemácias anucleadas.

Experimentos indicaram tempos de vida variáveis conforme a espécie de minhoca, mas geralmente sempre incluídas na faixa de 2 a 16 anos. As espécies Allolobophora longa e Megascolides australis vivem por dez anos, a Lumbricus terrestris e a Eisenia fetida alcançam a idade máxima de seis anos, por exemplo.

A minhoca é um anelídeo hermafrodita, o que significa que ela é dotada ao mesmo tempo de sistemas reprodutores masculino e feminino.

No primeiro segmento do corpo da minhoca, se inicia o sistema digestivo, onde se localiza a boca, que é recoberta pelo prostômio, uma proeminência dorsal em forma de cunha rica em terminações sensoriais que tem também a função de apreender e empurrar o alimento para dentro e definir a direção da escavação.

Daí, essas excretas são dirigidas novamente para o sangue ou para o interior do celoma, de onde são eliminados pelos nefrídios, que são os órgãos excretores localizados tipicamente aos pares em quase todos os segmentos do corpo da minhoca.

As 300 espécies de polvo, com diferentes tamanhos, têm três corações. Tal estranha estrutura cardíaca é necessária para manter o sangue circulando por seus oito braços. Desses, dois corações recebem o sangue não-oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido brânquias, onde é oxigenado.

As sanguessugas e as minhocas são anelídeos, porém as primeiras pertencem à classe Hirudinae enquanto as segundas são da classe Oligochaeta. São conhecidas em torno de 500 espécies de sanguessugas no mundo, sendo algumas estritamente aquáticas enquanto outras são de ambiente terrestre.

A minhoca é um verme anelado, pois o seu corpo é constituído por cento e cinquenta anéis separados internamente por septos.

Na extremidade anterior, esses animais apresentam um prostômio e um peristômio, formando uma cabeça.

Ao se remexerem e escavarem o solo, as minhocas ingerem porções de terra, e, assim, decompõem e transformam resíduos orgânicos em húmus: um excelente adubo para as plantas. Além disso, arejam a terra facilitando a penetração de água e de raízes. Enfim: as minhocas funcionam como verdadeiros "arados naturais".

O processo dura cerca de três horas, gera entre três e 20 “filhotes” e pode acontecer várias vezes ao ano. Como cada minhoca vive, em média, quatro anos, fica fácil entender por que esses bichos se multiplicam rapidinho no seu quintal. 1.

minhocas (nome masculino) -

Megascolides australis

A maior minhoca do mundo é a “gigante de Gippsland da Austrália” (Megascolides australis), que tem cerca de seis metros de comprimento.

No acasalamento, cada ovo formado pode gerar de dois a três filhotes, que já nascem com aproximadamente quinze centímetros.

Reprodução das minhocas
Feita a troca de espermatozoides, as minhocas se separam e cada uma secreta um casulo em torno do clitelo. Nesse casulo, são lançados os óvulos e os espermatozoides, ocorrendo a fecundação externa e formando-se, assim, os ovos.

As minhocas apenas sugam a matéria orgânica quando ela começa a apodrecer. Então não fique chateado se elas ignorarem sua folha fresca de alface. Você pode alimentar suas minhocas com cascas de ovo, borra de café, folhas, cascas de frutas e vegetais e papelão umedecido em pequenos pedaços, por exemplo.

Resposta. três cavidades, duas aurículas e um ventrículo.

Qual o gosto da minhoca? “É meio adocicado, levemente terroso”, diz Clive Edwards, especialista em minhocas da Universidade de Ohio, EUA.