Como é o sangue da hemorragia?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

O sangue está saindo de uma veia. O sangramento é uniforme e de cor escura. O sangue está escoando de uma rede de capilares. A cor é vermelha, normalmente menos viva que o sangue arterial e o fluxo é lento.

Tipos de hemorragia

  • HEMORRAGIA ARTERIAL. A hemorragia arterial acontece quando as artérias – vasos que levam sangue do coração para o resto do corpo – são rompidas. ...
  • HEMORRAGIA VENOSA. Na hemorragia venosa, o sangue está saindo de uma veia. ...
  • HEMORRAGIA CAPILAR.

Entre as causas possíveis estão alterações hormonais, infecções pélvicas ou a presença de miomas, pólipos e tumores no útero. O tratamento para a hemorragia menstrual varia de acordo com a causa e o médico ginecologista poderá identificar a origem do sangramento abundante e realizar o diagnóstico correto.

Em sangue retirado da veia (sangue venoso) o nível de oxigênio cai para próximo de 60%, e os 40% da parte desoxigenada o deixa com a cor vermelho cornalina ou vermelho escuro. Porém, se a pessoa não bebe água adequadamente, ou está desidratada, o sangue se torna mais escuro ainda.

palidez; sudorese; pele fria; taquicardia e pulso fraco (taquisfigmia ou pulso filiforme);

No início, o sangramento interno pode não causar nenhum sintoma, embora um órgão lesionado que sangra possa provocar dor. No entanto, a pessoa pode não sentir essa dor devido a outras lesões ou pode ser incapaz de expressar a dor em razão de confusão, sonolência ou inconsciência.

Para diferenciá-las, é importante conhecer os sintomas apresentados pela hemorragia que vão além do sangramento intenso:

  1. Dor e desconforto na região íntima.
  2. Inchaço abdominal.
  3. Coágulos na menstruação.
  4. Cansaço sem esforço proporcional.
  5. Febre.

É importante destacar que a perda excessiva de sangue pode levar ao choque, que pode causar a morte da vítima. Sendo assim, em caso de hemorragias graves, não perca tempo e procure logo o seu médico.

Quando a perda de sangue é rápida, a pressão arterial cai e as pessoas podem ficar tontas. Quando a perda de sangue ocorre gradualmente, as pessoas podem se sentir cansadas, com falta de ar e ficam pálidas. Podem ser necessários exames de fezes, de urina e por imagem para determinar a origem da hemorragia.

A pressão direta nunca deve ser substituída pela indireta, elas devem ser usadas juntas. O ponto de pressão deve ser pressionado somente pelo tempo necessário para parar o sangramento mas se o sangramento voltar, a pressão indireta deve ser reaplicada.

Você já ouviu falar de hemorragia menstrual? Os principais sintomas de hemorragia menstrual são: Fluxo menstrual que dura mais que oito dias. Fluxo muito intenso do primeiro ao último dia do ciclo.

Embora possa parecer assustador perceber coágulos na menstruação, na maioria das vezes eles são perfeitamente normais.

O sangramento uterino anormal pode ser perigoso? O SUA pode causar indisposição e dificuldade para realizar certas atividades — exercícios físicos, por exemplo. Em casos mais graves, repercussões hemodinâmicas (relacionadas à circulação sanguínea) e alterações endometriais, como câncer, podem ocorrer.

O sangramento que se mistura com o fluído fértil cervical pode aparentar ser vermelho claro ou rosa para algumas pessoas. Sangramento rosa e aguado que aconteça irregularmente (sem um padrão e não relacionado ao seu ciclo menstrual) pode ser um sinal de câncer cervical e deve ser examinado por seu(ua) médico(a) (6).

A cor do sangue menstrual pode variar, de vermelho brilhante a marrom escuro ou preto, dependendo de sua idade e de outros fatores. O sangue que permanece no útero por um período mais longo irá reagir com o oxigênio (oxidar) e adquirir uma coloração mais escura.