Como é o sangramento do intestino?

Perguntado por: osales . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

O sangramento pode ocorrer em quantidades pequenas ou moderadas e só aparece quando o paciente defeca, pois o sangue fica envolto nas fezes. Quando o sangramento não é perceptível a olho nu, o médico, após avaliar outros sintomas e quadro clínico do paciente, pode pedir o exame de sangue oculto nas fezes.

O exame de sangue oculto avalia a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes, que podem não ser visíveis a olho nu. Ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso, que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer.

Os principais sintomas da hemorragia digestiva alta são: vômitos e fezes com sangue, dificuldade na hora de engolir, queimação, dores no abdômen, síncope, fraqueza, cansaço e perda de peso.

Os cânceres colorretais podem muitas vezes causar sangramento no trato digestivo. Às vezes, o sangue pode ser visto nas fezes ou estas parecem estar mais escuras, no entanto, muitas vezes, as fezes parecem normais. Mas, com o tempo, a perda de sangue pode ser cumulativa provocando anemia.

Sangue oculto nas fezes pode indicar câncer colorretal, mas também é um sinal característico de outras alterações como úlcera no estômago, pólipos, doença de Crohn e outras condições benignas.

A maioria das pessoas com sangramento retal leve não tem câncer colorretal ou outra doença grave. No entanto, a única maneira de detectar o motivo do sangramento é consultar um médico. Por isso, ao notar sangue nas fezes ou sangramento no reto, entre em contato com seu médico o mais rápido possível.

As hemorroidas são veias inchadas e inflamadas na região anal e podem causar vários sintomas, que incluem: Coceira ou irritação ao redor do ânus. Dor ou desconforto na região anal. Sangramento durante as evacuações (sangue vermelho vivo no papel higiênico ou nas fezes).

O sangramento intestinal (ou hemorragia digestiva) é um quadro perigoso e grave. Por isso, se o paciente. detectar esse problema, deve se dirigir imediatamente.

Tratamento da hemorragia gastrointestinal

  1. Substituir o sangue perdido por líquidos injetados na veia (via intravenosa) e, às vezes, realizar uma transfusão de sangue.
  2. Estancar qualquer hemorragia em andamento.

Também existem alguns medicamentos que podem causar sangue nas fezes, principalmente os anti-inflamatórios e os anticoagulantes. Outras situações que alteram a coloração das fezes mas que não representam perigo são: ingestão de comidas ricas em ferro (feijão e carne vermelha, por exemplo);

A hemorragia digestiva pode ser classificada em alta, quando atinge a parte superior do trato gastrointestinal (esôfago, estômago e duodeno); e baixa, quando atinge a parte inferior do trato gastrointestinal (intestino delgado, intestino grosso e ânus).

A presença de sangue nas fezes, ou hematoquezia, indica a presença de uma hemorragia no trato gastrointestinal, que inclui o esófago, o estômago, o intestino delgado, o cólon (intestino grosso), o reto e o ânus.

A gastrite erosiva pode causar úlceras ou erosões no revestimento do estômago que podem sangrar. Os sinais de sangramento no estômago são: sangue no vômito. fezes pretas ou como alcatrão (piche)

Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Fezes pretas ou de cor escura. Perda de peso inexplicada sem nenhum esforço.