Como é o sangramento de câncer de intestino?

Perguntado por: ualmeida3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os cânceres colorretais podem muitas vezes causar sangramento no trato digestivo. Às vezes, o sangue pode ser visto nas fezes ou estas parecem estar mais escuras, no entanto, muitas vezes, as fezes parecem normais. Mas, com o tempo, a perda de sangue pode ser cumulativa provocando anemia.

Sintomas associados ao câncer no intestino
Às vezes, o paciente pode pensar que é uma questão apenas alimentar e não procurar ajuda médica. O sinal mais alarmante pode ser a presença de sangue nas fezes. Encontrar sangue nas fezes nunca é normal.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

O sintoma mais comum é o sangue de um vermelho vivo expelido pelo ânus ou nas fezes. Outros sintomas podem incluir dor abdominal (barriga), tonturas, batimentos cardíacos rápidos e pulsantes, fraqueza, confusão e colapso, dependendo da quantidade de sangue perdida.

A presença de sangue vivo nas fezes deve ser encarada como um sinal de alerta. Porém, embora possa estar relacionado a problemas graves como colites, doença de Crohn ou até mesmo câncer, geralmente tem causas mais simples, como hemorroidas ou fissuras anais.

Caso o tumor esteja localizado nas porções mais próximas do ânus ou no reto, é possível, ainda, ocorrer sangramento vermelho vivo que pode ser visto direto no vaso sanitário, misturado às fezes ou no papel higiênico.

Fezes pretas ou de cor escura. Perda de peso inexplicada sem nenhum esforço.

Quais os principais sinais de alerta?

  1. Sangue nas fezes.
  2. Mudança do hábito intestinal.
  3. Dor ou desconforto abdominal.
  4. Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  5. Fraqueza e anemia.
  6. Perda de peso sem causa aparente.
  7. Massa (tumoração) abdominal.

Especialistas alertam que as hemorroidas, caracterizadas por nódulos ou inchaço das veias no ânus, e o câncer de cólon podem desencadear sintomas semelhantes. No entanto, o tumor gera outros sinais de alerta, distintos das hemorroidas, incluindo diarreia, cólicas frequentes e perda de peso inexplicável.

As hemorroidas são veias inchadas e inflamadas na região anal e podem causar vários sintomas, que incluem: Coceira ou irritação ao redor do ânus. Dor ou desconforto na região anal. Sangramento durante as evacuações (sangue vermelho vivo no papel higiênico ou nas fezes).

Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Câncer de Intestino: Conheça os principais sintomas

  • Sangue nas fezes.
  • Alterações significativas no formato das fezes.
  • Constipação ou diarreia.
  • Inchaço ou dor no abdômen.
  • Perda de peso sem motivo específico.

Os exames de sangue solicitados para ajudar no diagnóstico de câncer colorretal ou para monitorar a doença são: Hemograma completo. O hemograma pode determinar a presença de anemia em função de um sangramento intestinal provocado pela doença.

Há duas maneiras do câncer colorretal se desenvolver. A primeira é quando surgem pólipos, crescimento anormal de células nas mucosas do intestino, mas que ainda não são consideradas câncer. O período de transformação dos pólipos em um tumor maligno demora, em média, 10 anos.

O sangramento intestinal (ou hemorragia digestiva) é um quadro perigoso e grave. Por isso, se o paciente. detectar esse problema, deve se dirigir imediatamente.

O sangramento gastrointestinal é uma manifestação clínica quando há perda de sangue em qualquer ponto do tubo digestivo, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso ou canal anal.