Como é o processo de produção do café?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

São utilizados os seguintes processos: ventilação (retira o pó, pergaminhos, paus, folhas e outros); catador de pedra (retira os vestígios de pedras, areia ou torrões de terra); peneirão (separa o café pelo tamanho do grão); e eletrônico (retira os grãos defeituosos de coloração escura, como pretos, verdes e ardidos).

No Brasil, existem três tipos básicos de colheita: derriça, a dedo e mecânica. Durante o processo de derriça, um plástico é colocado embaixo da planta. Os grãos são arrancados e depositados sobre a lona, evitando o contato com a terra. O processo pode ser feito com a ajuda de máquinas ou até mesmo com as mãos.

Em média, um pé de café leva dois anos e meio para produzir seus primeiros frutos. Este tempo varia de acordo com os investimentos feitos no cafeeiro.

Produção de café arábica corresponde a 64% e café conilon a 36% da safra total dos Cafés do Brasil em 2022. A safra total dos Cafés do Brasil que foi estimada para o presente ano de 2022 totaliza um volume físico equivalente a 50,38 milhões de sacas de 60kg.

Em média, o cafezal pode demorar de 2 a 3 anos para iniciar a sua produção, isso pode variar de acordo com a espécie utilizada.

A colheita de café deve acontecer quando os frutos atingem seu estado de maturação fisiológico (cereja), que ocorre no período da seca, entre março/abril a setembro. A principal evidência da maturação é a mudança da cor da casca.

Afinal, a colheita só ocorre uma vez por ano. Em locais onde a colheita é feita o ano todo, ou para fabricação de cafés especiais, os colhedores retiram da planta de café somente os grãos cereja. Eles deixam os verdes para a próxima colheita.

Um pé de café começa a produzir plenamente cinco anos depois de ter sido plantado. Ele produz em média 2,5 Kg de frutos por ano. Esses 2,5 Kg renderão 0,5 Kg de café verde (grãos), o que corresponde a cerca de 0,4 Kg de café torrado.

Etapas do sistema de plantio convencional

  • uma aração ou gradagem pesada;
  • uma subsolagem ou mais uma gradagem;
  • uma gradagem de destorroamento;
  • uma gradagem de nivelamento.

Normalmente, ela começa a frutificar entre o segundo ano e o terceiro ano depois da plantação e produz plenamente no quinto ano. A produção média é de 2,5 quilos de fruto, o que rende 0,5 quilo de café verde (grãos) que se transforma em cerca de 0,4 quilo de café torrado.

Adubação na cova – 150 a 200 g de superfosfato simples, 200 a 300 g de calcário dolomítico, 25 g cloreto de potássio, 5 a 10 litros de esterco de curral ou 3 a 5 litros de esterco de galinha. Adubação de cobertura – realizar no período chuvoso. O intervalo entre uma adubação e outra deve ser de 45 a 60 dias.

Brasil

No Brasil, a produção de café se concentra na parte centro-sul do País em Estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Espírito Santo. Fora desse eixo, pode-se destacar a Bahia na Região Nordeste e Rondônia na Região Norte.

O pé de café possui um ciclo de produção bianual. Em um ano produz bastante e no seguinte uma quantidade menor. As duas espécies mais cultivadas no mundo são a Coffea arabica e a Coffea canéfora. A primeira possui diversas variedades bem difundidas como Bourbon e Caturra.

A colheita de café no Brasil é feita basicamente na forma de derriça no pano ou chão, podendo também ser feita a dedo ou mecanicamente. Essa operação envolve grãos maduros, secos e verdes, devendo ter início quando 95% dos frutos estiverem maduros.

A maioria das cultivares plantadas no Brasil é colhida com aproximadamente 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante (Figura 1).