Como é o processo de filtração?

Perguntado por: dbarros2 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A filtração é um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou gás-sólido. Como o próprio nome indica, utiliza-se um filtro (um material poroso) para reter as partículas sólidas, separando-as do líquido ou do gás.

Filtração é um método utilizado na separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou sólido-gasoso. Por exemplo: areia e água é do tipo sólido-líquido e ar e poeira é do tipo sólido-gasoso.

Filtração é uma operação unitária que tem por objetivo a separação mecânica de um sólido de um fluido, seja este fluido um líquido ou gás. - Remoção de partículas sólidas indesejadas de um líquido ou um gás - Obtenção do sólido ou do líquido como produto de interesse.

Filtração: A primeira etapa da formação da urina é o processo de filtração, que ocorre no interior do corpúsculo renal. Em razão da alta pressão do sangue no interior dos capilares do glomérulo, substâncias extravasam para o interior da cápsula renal.

A filtração visa eliminar todas as partículas coloidais na água. É o último passo na remoção do material suspenso. Se a sedimentação, que é a fase de tratamento anterior, conseguir eliminar a maior quantidade de partículas de turbidez, a filtração será beneficiada substancialmente.

Filtração simples ou comum
O funil é colocado na entrada do recipiente e a mistura de água e areia é vertida para dentro. Assim, as partículas sólidas, que são chamadas de resíduos, param na barreira e ficam separadas do material filtrado.

A filtração é utilizada para separar o líquido do sólido em misturas heterogêneas. Por exemplo, a filtração é utilizada para separar a água da areia. A filtração convencional é feita com um funil de separação simples e com papel de filtro, como mostra a figura abaixo.

Livre de impurezas, a água filtrada funciona como um transporte ideal de nutrientes, deixando o sangue mais fluído e, consequentemente, melhorando a absorção do nosso corpo de vitaminas e sais minerais. Algumas vitaminas, como a B e a C, sintetizam nas células ao entrarem em contato com a água.

Dentro da cápsula renal, o sangue sofre uma forte pressão, que ocasiona a saída do chamado filtrado glomerular (ou urina inicial), líquido semelhante em composição ao plasma sanguíneo. Esse processo é denominado filtração. O filtrado é formado principalmente de água, ureia, glicose, sais e aminoácidos.

A filtração comum é o método de separação utilizado para separar os componentes presentes em misturas classificadas como heterogêneas. O objetivo é a completa separação do sólido contido na mistura.

A filtragem de água residencial é possível através de aparelhos como os tradicionais filtros de barro, filtros acoplados às torneiras, purificadores, ozonizadores e Filtros Centrais. Nos filtros de barro, a desinfecção da água é feita por gravidade, ou seja, quando a água transpassa uma vela porosa.

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo. Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo.

Quando chove, parte da água infiltra-se e vai penetrando na terra até encontrar uma camada impermeável, encharcando o solo. Por exemplo, 1 metro cúbico (1m³) de areia encharcada pode conter até 400 litros de água. O ar também ocupa os poros existentes entre os grãos de terra.

Decantação

A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d'água e ar).

Para separar o sal da água, é preciso que a água sofra o processo de evaporação. Esse processo pode ser feito por ebulição, esquentando a água até que ela evapore. Ou natural, deixando a mistura ao sol, que a luz solar fará o trabalho de evaporar a água. Depois que a água evapora, sobrará somente o sal no recipiente.

Catação: é o método mais simples de separação, no qual usamos as mãos ou algum instrumento como pinça ou pegadores para separar um sólido do outro. É muito utilizado no dia a dia, para escolher feijão, lentilha e outros grãos, separando-os de pedras, grãos indesejados e outros detritos antes de cozinhá-los.

O jeito é procurar um outro solvente para realizar a dissolução fracionada da mistura. O etanol é polar e por isso dissolve somente o sal. Então o processo de separação é usar um solvente diferente de água, como o etanol, que dissolverá o sal, restando apenas o açúcar no fundo do recipiente.

Entenda: os filtros retiram o gosto do cloro, as impurezas e os microrganismos da água. São bastante eficazes e garantem que a água fique própria para o consumo. Os purificadores, por sua vez, tem mais recursos. Em geral, a água passa por mais de um filtro, num processo mais rigoroso, com mais etapas.

De uma forma bem simples, o filtro de água é o aparelho que faz a filtragem da água, já o purificador, além de filtrar também faz um tratamento ainda mais rigoroso da água. Então, um bom purificador de água trabalha assim: – Filtrando e retirando as pequenas partículas da água. Por exemplo: areia, ferrugem e barro.

O consumo de água de má qualidade, sem ser tratada ou filtrada, pode provocar diversas doenças, como diarreia, náuseas, febre e vômitos, principalmente em crianças. Isso ocorre por causa da contaminação da água por bactérias e parasitas, que originam, entre outros problemas, a salmonela e a giardíase, respectivamente.