Como é o processo de cura emocional?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Assim, cura emocional significa que a pessoa conseguiu equilíbrio entre o pensar e o sentir de maneira saudável, o que é bem difícil e ninguém consegue isto cem por cento, porque este equilíbrio requer a vida toda de experiência e aprendizado.

E o melhor, estando nesse estado, é possível fazer uma Limpeza Emocional, revendo como você lida com a vida, retirando o peso dos problemas, diminuindo as ansiedades, eliminando traumas, e com isso, melhorando sua sensação de bem-estar físico e mental.

No livro “As 5 feridas emocionais”, Lise Bourbeau trata das 5 feridas que são carregadas por toda a nossa vida caso não olhemos para elas. Rejeição, abandono, injustiça, humilhação e traição são as cinco feridas básicas vividas pelo ser humano, descritas na obra.

As feridas emocionais são ferimentos resultados de situações de conflitos e mágoas que acabam marcando nossa vida profundamente.
...
O que são feridas emocionais?

  • rejeição,
  • injustiça,
  • abandono,
  • humilhação,
  • traição.

O poder da mente
Como vimos, para curar nosso corpo, é preciso trabalhar nossa mente. Usar pensamentos positivos para elevar nossa saúde e nos proporcionar melhor qualidade de vida. Além disso, procurar viver em um ambiente de positividade, de harmonia, de paz, e que proporcione melhor bem-estar ao nosso corpo físico.

Purificando-se com orações ou meditação. Medite por 30 minutos para se livrar das preocupações. A meditação ajuda a centrar a mente e dissipar o estresse, auxiliando, colateralmente, na limpeza do espírito. Para meditar, basta sentar-se numa posição confortável, fechar os olhos e concentrar-se na sua respiração.

4 Passos para Vencer a Raiva e a Insegurança

  1. Manter a calma. Para conseguir controlar e ultrapassar as suas emoções, o primeiro passo é manter sempre a calma e não desesperar e para isso deve: ...
  2. Identificar o Motivo. ...
  3. Fazer uma lista de sentimentos. ...
  4. Fazer o que gosta.

5 atitudes que afastam os pensamentos negativos

  1. Identifique os pensamentos negativos. ...
  2. Acostume-se a ver o lado bom das coisas. ...
  3. Não alimente os pensamentos negativos. ...
  4. Pratique ioga ou meditação. ...
  5. Enfrente os seus problemas e medos.

O grande cuidado da alma é cuidar do nosso interior, é nos dedicarmos, de verdade, em limpar e purificar os sentimentos da alma, dos nossos sentidos interiores, porque o que vem de dentro é aquilo que, de fato, vai edificar.

Assim, quando falamos de emoções tóxicas, nos referimos a emoções que causam danos, que colocam em jogo nosso bem-estar, felicidade e, até, a nossa saúde. Portanto, nossas emoções existem para serem sentidas, mas não para nos dominar, ou elas se tornarão tóxicas.

A dificuldade em lidar com a rejeição atrapalha na construção de relações estáveis. Tem a ver com o sentimento de exclusão, de inadequação, de menos valor, de não se sentir bem-vindo em uma determinada situação e por isso ser colocado de fora.

O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração. Ele tem o remédio, que é o Seu amor, a Sua bondade e afetividade profunda, que vem do coração do Pai e cura nossas feridas.

Consequências psíquicas: depressões, angústia, agressividade descontrolada, mau humor, desgosto pela vida, desconfiança generalizada, falta de confiança nas pessoas. Consequências espirituais: dificuldade na oração, reza-se pouco, frieza espiritual, sensação de não ser amado por Deus.

A ferida da rejeição pode ser curada prestando uma atenção especial à autoestima, começando a se valorizar e a reconhecer por si mesmo, sem precisar da aprovação dos demais. Para isso: Um passo fundamental é aceitar a ferida como parte de si mesmo para poder liberar todos os sentimentos presos a ela.

Depois de conhecer o evangelho, descobri que todos nós temos feridas espirituais. Elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança — neste caso, os mandamentos de Deus. São feridas que nem remédio nem cirurgia alguma pode curar.

Por isso não é difícil que ocorram sobrecargas mentais, sejam elas frutos de estresse no trabalho, no trânsito, medos, problemas familiares, afetivos, rápidas mudanças sociais, violência, violação de direitos, estilo de vida não saudável e outros fatores que podem desencadear alguma dificuldade em relação à saúde ...

Uma maneira de saber que você é um curador é quando as pessoas se aproximam de você e começam a contar todos os seus problemas. Se você estiver sentado e alguém se aproximar e começar a contar tudo sobre si mesmo, é uma boa indicação de que você é um curador. Às vezes, você sente isso como uma atração ou desejo.