Como é o processo de avaliação dentro da aprendizagem?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 6 de maio de 2023
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A avaliação de aprendizagem deve considerar o processo de ensino de forma integral, portanto, vai muito além de aplicar provas e atribuir notas aos alunos. O grande objetivo desse instrumento é realizar um diagnóstico do que foi aprendido, tendo em vista todo o conteúdo passado até o dado momento.

Em primeiro lugar, o professor deve planejar e executar uma avaliação contínua de seus alunos, e não apenas em períodos de provas. Observar comportamentos, conversar com os alunos, esclarecer possíveis dúvidas… tudo isso contribui para uma avaliação ocorra mais complexa e holisticamente.

Essa avaliação é aplicada diariamente, ocasionalmente ou de forma periódica. Entre os seus exemplos estão: a revisão de cadernos e deveres de casa, observação de desempenho, a aplicação de provas e exames, o desenvolvimento de projetos etc.

Considera-se que uma das melhores maneiras de se avaliar um aluno inicialmente, é propondo a ele uma situação – problema, no qual ele irá vivenciar o momento e buscar uma forma de resolver dentro dos limites de seus conhecimentos.

A avaliação escolar de acordo com a BNCC tem um papel central na educação dos alunos e não pode ser feita somente no final do ano letivo. Assim, os professores precisam realizar observações e registros ao longo de todo o ano para que, depois, tudo isso seja reunido em um portfólio ou documento síntese.

O que é avaliação escolar
Nesse sentido, ela pode ser vista de dois tipos: avaliação processual: que se refere a uma avaliação contínua; avaliação pontual: é a avaliação que se preocupa com os resultados.

A avaliação de aprendizagem é um método utilizado para avaliar a evolução do ensino-aprendizagem dos estudantes. Ela faz parte do processo educativo que exige, além do preparo técnico, a observação e acompanhamento dos professores ao longo de todo o desenvolvimento do aluno em sala de aula.

Ao ser entendida como parte integrante da aprendizagem, a avaliação permite aos envolvidos no processo um exercício de reflexão, que favorece a tomada de decisões e a superação de desafios com o objetivo final que é uma formação crítica tanto dos professores quanto dos alunos.

Conheça os 4 tipos de avaliação

  1. Avaliação diagnóstica. A avaliação diagnóstica é aquela que busca analisar o desenvolvimento dos alunos ao longo do processo. ...
  2. Avaliação formativa. ...
  3. Avaliação somativa. ...
  4. Avaliação comparativa.

Qual é o papel do professor na avaliação formativa? Nos métodos tradicionais de ensino, o professor é uma espécie de transmissor de informações e avaliador quantitativo dos alunos. Durante as aulas expositivas, tradicionalmente, o profissional dita o assunto e os alunos aprendem (quando não decoram).

A avaliação é uma etapa importante do processo de ensino-aprendizagem, pois é a partir dela que se pode visualizar como se encontra a educação, para assim ajudar a melhorar a função desta e a qualidade dos processos educativos.

Os principais tipos de avaliação são diagnóstica, formativa e somativa e a principal diferença entre elas é quanto à finalidade.

Dessa forma, avaliar é:

  1. Dialogar.
  2. Questionar.
  3. Ouvir.
  4. Refletir em conjunto.
  5. Compartilhar conhecimento.

Acompanhe este blog post e veja 4 dicas para analisar a participação nas aulas.

  1. Observe a participação em grupos. ...
  2. Organize debates em sala de aula. ...
  3. Forneça feedbacks ao fim de cada semestre. ...
  4. Ofereça a possibilidade de autoavaliação.