Como é o pescoço de quem tem tireoide?

Perguntado por: oazambuja . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

A glândula da tireoide encontra-se localizada no pescoço e, por isso, caso seja percebida alguma dor, desconforto ou a presença de um nódulo ou caroço na região do pescoço, é possível que seja um indicativo de que a glândula está alterada, o que pode interferir no seu bom funcionamento.

Alguns dos sinais típicos da tireoidite de De Quervain são:

  1. dor na região cervical anterior;
  2. dor na mandíbula e ouvidos;
  3. dor de garganta;
  4. dificuldade para engolir;
  5. tosse;
  6. produção de secreção;
  7. taquicardia.
  8. vermelhidão no pescoço.

Quando a produção da tireoide cai – no caso do hipotireoidismo – o metabolismo consequentemente fica mais lento, e o corpo reage geralmente com sintomas que variam de pessoa pra pessoa, mas que ,em geral, englobam cansaço, sonolência, inchaço, depressão, oscilações de humor, queda de cabelo, unhas fracas, intestino ...

Sintomas de distúrbios da tireoide podem ser confundidos com depressão e outras doenças. A tireoide é uma glândula cuja forma se assemelha a de uma borboleta, e que está localizada logo abaixo do pomo de Adão, o popular gogó2.

Principais doenças ligadas a alterações na tireoide
Essa sobrecarga hormonal pode provocar emagrecimento, intestino solto, aceleração do coração, agitação, quadros de ansiedade, nervosismo, insônia e intolerância ao calor. Hipotireoidismo – ocorre quando acontece uma queda na produção dos hormônios T3 e T4.

Os principais sintomas de nódulo na tireoide são a presença de caroço no pescoço, sensação de aperto, rouquidão, dificuldade para engolir e/ou respirar e tosse incessante sem causa aparente.

O principal sintoma é o inchaço da glândula, mas também pode causar tosse, sensação de aperto na garganta e, em casos mais raros, dificuldade para engolir e respirar.

O câncer de tireoide pode provocar qualquer um dos seguintes sinais ou sintomas: Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço, às vezes crescendo rapidamente. Inchaço no pescoço. Dor na parte anterior do pescoço, às vezes, irradiando para a região dos ouvidos.

2. Alterações na Tireóide. Certas doenças relacionadas ao sistema endócrino podem levar ao inchaço da tireoide, uma glândula em formato de borboleta, localizada no pescoço.

A tireoidite linfocítica silenciosa é uma doença subaguda autolimitada, mais comum em mulheres durante o período pós-parto. Os sintomas são, inicialmente, de hipertireoidismo, depois hipotireoidismo, e então geralmente se recupera o estado de eutireoidismo.

Um problema na tireoide como hipotireoidismo (produção insuficiente de hormônios da tireóide) ou hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios da tireóide) pode, frequentemente, desencadear enxaqueca e dores de cabeça, além de uma série de outros sintomas.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

Alguns tipos de alimentos, como a soja, o açúcar, as farinhas refinadas, os alimentos industrializados e alguns vegetais, como brócolis e couve-flor, quando consumidos em excesso, podem prejudicar o funcionamento da tireoide.

Para avaliar o funcionamento da tireoide, os médicos normalmente solicitam exames que medem os níveis de hormônios TSH, T3 e T4 no sangue e exames de imagem (especialmente quando é detectado um ou mais nódulos).

Exame de TSH: serve para avaliar a tireoide no sangue e analisar o hormônio que possa estar em excesso causando o hipertireoidismo ou hipotireoidismo. É o exame inicial para investigação de doenças que acometem a tireoide. Exame de T4: serve para avaliar a quantidade de T4 total e T4 livre.

A inflamação que acontece na tireoide nessa situação de tireoidite faz com que grandes quantidades do hormônio tireoidiano que estavam guardados na glândula sejam liberados no sangue. Isso causa aumento dos níveis dos hormônios tireoidianos e, portanto, sintomas de hipertireoidismo.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  1. Sal iodado ou marinho. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide, sendo essencial para essa função. ...
  2. Castanha-do-pará ...
  3. Peixes e algas marinhas. ...
  4. Abacate e sementes de chia e linhaça. ...
  5. Leite e derivados.

A tireoide fica no pescoço mas não causa pigarro.

Os pacientes se queixam de dor na parte anterior e inferior do pescoço, que fica muito sensível ao toque.