Como é o perfil de uma pessoa manipuladora?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Pessoas manipuladoras enxergam outros indivíduos como fantoches e constantemente tentam mudar nosso modo de pensar ou agir. O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios.

Os manipuladores sempre tentarão coagir você com suas solicitações ou pedidos, fazendo com que você se esqueça de si mesmo e das suas necessidades. Se o manipulador tenta te ofender ou refutar seus argumentos, mude o foco de atenção: de você mesmo para seu interlocutor.

De acordo com a psicóloga Adriana de Araújo, nos tornamos manipuladores porque em certos momentos de nossas vidas interpretamos situações e vivências como ameaçadoras à nossa existência. "Queremos estar sempre um passo à frente de tudo, e assumir o controle total para que nos sintamos mais seguros.

Obrigado.

  1. Ele é narcisista, mas discreto. “Um manipulador é antes de mais nada alguém egocêntrico. ...
  2. Ele analisa bem a pessoa a quem quer manipular. ...
  3. O seu envolvimento emocional é em boa medida fictício. ...
  4. Ele se aproveita de um discurso vitimista. ...
  5. Ele usa e abusa da triangulação. ...
  6. Ele faz o outro se sentir culpado.

Os manipuladores emocionais usam o sentimento de culpa em seus interesses. Ao tentar falar sobre os seus problemas, você vai acabar se sentindo culpado de os incomodar. Se não conta nada, sentirá culpado por manter segredos. Eles fazem com que sinta que tudo o que faz está errado e que todos os problemas são culpa sua.

Manipuladores emocionais

  1. Manipulam por meio de palavras. Um manipulador pode dizer coisas de forma que pareça genuína e honesta. ...
  2. Distorcem fatos. Outra forma de manipulação é quando eles distorcem o que aconteceu ou o que você falou. ...
  3. São ótimos em fazê-lo sentir culpa. ...
  4. Minimizam seus problemas. ...
  5. Passivo-agressivo. ...
  6. Agressão.

Como não poderia ser diferente, o marido manipulador é uma pessoa egoísta. Ele se preocupa somente consigo próprio e sempre se coloca em prioridade na relação. Não há espaço para igualdade, já que o mesmo se considera superior e somente suas vontades devem ser atendidas.

A culpabilização é uma forma que o manipulador usa para que a vítima se sinta culpada ou responsável por algo. Quando o manipulador consegue infiltrar esse pensamento de culpa na mente da vítima, fica fácil de enfraquece-la e manipula-la fazendo com que ela ceda às ordens do manipulador como forma de se redimir.

Manipulação da Realidade é o ato de manipular tudo ao seu redor que pode ser visto como real, o espaço, o tempo, a matéria, as possibilidades e mais, porém, pode variar de acordo com o manipulador e do modo como ele usa.

5 dicas para desarmar um manipulador

  1. Reconheça-o. ...
  2. Aprenda a dizer não. ...
  3. Mantenha a distância. ...
  4. Faça perguntas sempre que puder! ...
  5. Não se culpe nem se pressione. ...
  6. Preserve-se de manipulações daqui em diante.

Psicopatas têm uma tendência a brincar com a sanidade das pessoas. Uma das formas de manipulação que eles usam é inventar histórias ou distorcer a realidade para você começar a se questionar, sobre se o que fez ou viu era realmente real.

Então veja 8 sinais para identificar uma mulher manipuladora:

  1. Falsidade. Quando está perto de você ela é um bibelô com tudo e com todos. ...
  2. Controle do visual. ...
  3. Bola de cristal. ...
  4. Cabeça dura. ...
  5. Chorona ao extremo. ...
  6. Descontrole sob estresse. ...
  7. Mimada ao extremo. ...
  8. Agir na surdina.

Ser flexível à mudanças de posicionamento ou ideologia por um processo de coerção ou pressão feita por outro. Carlos é uma pessoa totalmente manipulável.

[Figurado] Pressionar ou influenciar alguém a agir ou pensar de determinada forma, por interesses próprios: manipular o povo. [Figurado] Adulterar o conteúdo de; forjar: manipular votos, dados.

Aqui estão três maneiras de evitar ser manipulado, você pode usá-las se suspeitar que alguém está te manipulando:

  1. Não tenha medo de dizer “não” ou ser egoísta. ...
  2. Fale. ...
  3. Faça uma leitura sobre ele. ...
  4. A mentira patológica. ...
  5. Incapacidade de assumir os próprios erros. ...
  6. Não é muito fácil pegá-las. ...
  7. Psicopatas leves.

O ideal, neste caso, é se afastar da manipulação emocional ou procurar uma ajuda profissional para aquela pessoa. Porém, nem sempre é possível auxiliar quem não quer ajuda, por isso o ideal é você preservar a sua sanidade.

As personalidades controladoras também podem causar problemas para os líderes. As pessoas manipuladoras que se reportam a você podem querer o seu trabalho ou sentir que podem fazê-lo melhor que você. Desta forma, manipuladores podem ignorar as suas instruções ou atacar você na frente da equipe.