Como é o perfil de um administrador?

Perguntado por: asales9 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

É fundamental que o administrador tenha habilidade para planejar, organizar e gerenciar recursos e etapas do trabalho. Para isso, dois outros pontos contam a favor: a visão estratégica e a postura flexível para alterar os meios de chegar ao objetivo final.

O administrador moderno deve saber da importância de reconhecer a eficiência das estratégias. Se uma ação não surtiu o efeito planejado, é hora de flexibilizar os planos. O bom gestor precisa ser capaz de admitir as falhas e se abrir para o novo, entendendo o momento de dar passos adiante e adotar novas ideias.

Essas funções básicas são geralmente agrupadas no acrônimo PODC, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Entenda as quatro funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Confira as 7 habilidades do administrador

  • Aprender a tomar decisões difíceis. ...
  • Ter habilidade para negociar. ...
  • Saber agir estrategicamente. ...
  • Solucionar possíveis conflitos. ...
  • Ter uma boa comunicação. ...
  • Gerenciar o tempo. ...
  • Aprender com os erros.

R$ 3.388,68

O salário médio de um Administrador no Brasil é de R$ 3.388,68. Os estados onde a profissão de Administrador têm os melhores salários são Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

O administrador é responsável por gerenciar, planejar, organizar, liderar e controlar uma ou mais estruturas de uma empresa. Esses profissionais são responsáveis pelas metas e objetivos a serem alcançados, coordenando as ações necessárias para garantir os melhores resultados.

Ocorre que não existe um único tipo de habilidade. Segundo Katz, podemos dividir as habilidades em três grandes grupos: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.

O administrador do futuro é o gestor que conduz uma empresa a resultados, fazendo isso a partir de processos e ferramentas modernas. É um perfil de liderança que valoriza as pessoas, sem abrir mão da tecnologia – postura considerada decisiva para enfrentar os muitos desafios que virão pela frente.

Existem 4 principais funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle (ou PODC). Juntas, elas servem de ferramentas para que o gestor possa administrar uma empresa e direcioná-la ao crescimento, mesmo em um mercado tão concorrido.

Os cinco princípios básicos da Administração Pública estão descritos no artigo 37 da Constituição Federal de 1988 e determinam o padrão que essas organizações devem seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

A tarefa da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização.

Os administradores são classificados em três níveis hierárquicos: Estratégico; Tático; Operacional.

As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

As áreas da administração e suas funções

  1. Consultoria. Quem valoriza a flexibilidade e consegue trabalhar com vários clientes pode se dar bem na consultoria. ...
  2. Logística. ...
  3. Administração estratégica. ...
  4. Gestão de pessoas. ...
  5. Finanças. ...
  6. Marketing. ...
  7. Relacionamento com o cliente. ...
  8. Vendas.

Na Alta administração, a habilidade de maior necessidade é a Habilidade conceitual. Para Katz, todo gestor deve ter três tipos de habilidades: Habilidade conceitual, Humana e Técnica.