Como é o pensamento de um cachorro?

Perguntado por: aferreira9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Segundo os estudos, os cães possuem uma imagem mental multimodal, ou seja, pensam em objetos e familiares levando em consideração as características sensoriais como cheiro e aparência.

Já por dentro do cérebro do cachorro, as coisas funcionam de um jeito diferente. Conforme indica um estudo publicado no periódico Animal Cognition, os cães costumam “pensar” levando em consideração os sentidos sensoriais, como o cheiro e a figura.

O estudo revelou que o cachorro consegue diferenciar entre o cheiro da pessoa apresentando e do seu dono no seu cérebro e fica feliz ao cheirar o seu dono, mesmo quando ele não está presente. Interessantemente, ao ser apresentado ao cheiros do seu dono, a região do cérebro do cachorro relacionada a recompensa ascendia.

As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.

Os cães até nos respondem quando chamamos pelos nomes que demos a eles, porém eles não conseguem entender que aquela palavra é o nome. Eles respondem por que fazem uma associação daquele nome com atenção, carinho ou alimento.

A preferência depende de alguns fatores, como prazer, segurança e confiança garantidos pelos tutores. Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido".

A oxitocina é muito mais do que um simples modulador neuronal, mas responsável por aquela sensação de paixão. Por isso, os cães viciam tanto em receber carinho. É muito mais do que uma prova do nosso amor por eles, mas uma sensação extremamente prazerosa.

Enquanto os humanos são capazes de enxergar 150 cores e terem sensibilidade para perceber as cores vermelha, azul e verde, os cachorros limitam-se apenas a 40 cores e são sensíveis apenas alguns tons das cores azul e amarela, vendo todo o rest em cinza.

Olfato. O olfato é a principal forma de captação e decodificação das informações do ambeinte. A capacidade olfativa de cão é pelo menos 6x maior que a humana. Não é de se admirar que eles parem para cheirar coisas que para nós não fazem o menor sentido.

Cachorros têm “habilidades cognitivas complexas muito bem provadas”, como empatia e aprendizado social, o que faz deles o objeto de estudo ideal, diz o estudo. Os cientistas testaram 54 cachorros ao colocá-los num tapete pequeno e comandá-los a pegar e entregar um objeto a seus donos.

Quando um cachorro te lambe, ele quer dizer que você é importante na vida dele, que faz bem estar perto de você. Claro que não pode ser nada exagerado. Aquele cachorro que lambe o tempo todo, pode denotar insegurança e carência excessiva de atenção. Mas uma lambidinha fofa é um delicioso “eu te amo”.

Ao perceber alguém estranho no seu “domínio”, ele pode latir para afastar o invasor; medo: às vezes, o cachorro pode latir por receio ou medo. Ao se sentir ameaçado, ele começa a latir para atrair atenção e conseguir ajuda; alarme: alguns cachorros se sentem o fiel escudeiro de seu tutor.

Saca só!

  1. Faça carinho nas orelhas. Faça carinho na parte interna das orelhas do seu cãozinho. ...
  2. Faça contato visual. Olhar diretamente nos olhos do seu amiguinho peludo liberará ocitocina, conhecido como o hormônio do amor. ...
  3. Levante a sobrancelha esquerda. ...
  4. Durma com ele. ...
  5. Dê a comida com a mão.

Cachorro tem pesadelo, assim como humanos
A maioria dos animais tem sonhos e com os cães não poderia ser diferente. O cachorro sonha enquanto dorme e suas vontades e medos, que habitam o inconsciente, consequentemente aparecem no sonho canino.

Para alguns espíritas, os cães também estão em evolução, e assim que morrem, reencarnam como nós. Também dizem que, quando compartilham uma conexão muito verdadeira com seus donos, é possível que voltem novamente para eles, no corpo de um cãozinho recém-nascido.

O lado negativo da humanização de pets
De forma alguma os donos dos pets querem tratar mal seus bichinhos, mas o que devemos ficar atentos, é os cuidados em excesso, pois podem ser cometidos alguns exageros. Tratar animais domésticos como humanos pode ser extremamente grave para o pet.

Há algumas favoritas: as palavras e frases “sente”, “vamos”, “bom garoto/garota”, “deite”, “fique”, “espere”, “não”, “sim” e “solte isso” foram reconhecidas por 90% dos cachorros.

Por isso, ao dormir com o tutor, o cachorro demonstra que confia nele no momento em que está mais vulnerável. Além disso, ele também treina seu olfato para reconhecer o cheiro, o que explica por que os bichinhos ficam tão felizes sempre que identificam seus humanos através do odor.

Ele proclamou que os animais possuem uma alma e os homens devem amar e sentirem-se solidários com nossos irmãos menores. Ele chegou a dizer que todos os animais são "fruto da ação criativa do Espírito Santo e merecem respeito", e que eles estão "tão próximos de Deus como estão os homens", ressalta Vininha F.