Como é o parto da segunda gestação?

Perguntado por: rAvila5 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Normalmente na segunda gravidez o parto costuma ser mais fácil. Isso ocorre porque a estrutura interna do corpo da mulher já foi distendida durante o primeiro parto. Portanto, o risco de precisar de uma episiotomia, que é a incisão às vezes necessária para aumentar o canal para a passagem do bebê, é menor.

Dores no corpo
Dores e cansaço costumam ser mais frequentes na segunda gravidez. Com o primeiro filho em fase de desenvolvimento, a mulher não só tem de se acostumar com as transformações típicas do período como precisa dar conta de todas as tarefas que envolvem os cuidados com uma criança pequena.

A explicação médica para isso é que, quando na primeira gravidez, os vasos sanguíneos passam por dilatação e não voltam 100% ao que eram. Assim, na segunda gravidez, a tendência é que a dilatação dos vasos ocorra mais rapidamente, gerando varizes. A idade da mãe também pode ser um fator alterante nesse caso.

Aprenda como se preparar para o parto em 7 passos

  1. Faça exercícios físicos. ...
  2. Esteja preparada psicologicamente. ...
  3. Mantenha uma alimentação saudável. ...
  4. Conheça a maternidade e o médico. ...
  5. Prepare a mala da maternidade. ...
  6. Conheça os sinais do parto. ...
  7. Se informe sobre o armazenamento das células-tronco do cordão umbilical.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

Além disso, a partir do segundo, os partos costumam ser mais rápidos porque não é a primeira vez que o organismo os experiencia. O colo do útero e a pelve já foram “esticados” uma vez. Portanto, é mais fácil para o corpo deixar o bebê passar.

Algo que muda entre as duas gestações é a forma como a mãe lida com a chegada do bebê. Da primeira vez, tudo é novo e surgem muitas dúvidas e preocupações. Na segunda gravidez, a mulher está mais preparada física e mentalmente para as mudanças dos meses que virão.

Existem diversos recursos não farmacológicos para te ajudar a lidar com a dor desse processo. Massagens, banhos, posturas, respirações, música, aromaterapia… você pode querer usar tudo (e inclusive nada) quando chegar ao momento do parto.

Caixa de Informações Chave: 1O pré-parto acontece quando o bebê começa a se colocar na posição do nascimento, o que pode ocorrer até 15 dias antes do parto. 2Muitos sintomas podem acompanhar essa fase, como cólicas, vontade de ir ao banheiro, perda de peso, picos e baixas de energia, muco com sangue.

Parto normal: 4 dicas para as mulheres se prepararem

  1. 1 – Conheça os sinais do trabalho de parto. Saber como o seu corpo vai reagir quando o parto estiver próximo pode ajudar a manter a tranquilidade. ...
  2. 2 – Coma alimentos leves e naturais. ...
  3. 3 – Converse com outras mães. ...
  4. 4 – Escolha bem a maternidade ou hospital, como o médico.

Como explica a obstetra e reforça o estudo, mulheres que vivenciam a segunda gestação antes do período adequado podem enfrentar problemas graves. Dentre eles, a especialista cita maior risco de trabalho de parto prematuro, anemia materna e maior risco de mortalidade para a mãe.

Primípara/secundípara/multípara: termo usado para designar o número de partos: primípara é a mulher que vai parir pela primeira vez. Secundípara e multípara, pela segunda e terceira vez (ou mais), respectivamente.

Dê tempo ao corpo. Vale lembrar que é recomendado que o intervalo entre ter um filho e outro seja de, ao menos, 24 meses e que abaixo de 18 meses há riscos maiores de anemia, abortamento, trabalho de parto prematuro e ruptura uterina.

O parto normal é consideravelmente mais tranquilo para a mulher. Além de ter menos riscos de complicações, ele também gera menos dor no pós-parto e a recuperação é super rápida.