Como é o nome do WhatsApp para a China?

Perguntado por: njesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Embora WeChat tenha assumido e se tornado o líder do mercado, QQ é ainda uma plataforma de mensagens popular na China.

Baixe WeChat para falar de graça por mensagens de texto, voz ou vídeo. WeChat é um aplicativo gratuito multiplataforma - disponível para Android, iOS, Windows Phone, Mac, Blackberry e Symbian - para troca de mensagens de texto, voz, imagem e vídeo. Com ele, todos os contatos falam de graça entre si.

WeChat. Também conhecida como Weixin em chinês, esta plataforma móvel é um dos aplicativos de mensagens mais versáteis do mercado.

A plataforma YY é uma rede social chinesa de streaming.

Em seu país de origem, o WeChat possui cerca de 230 milhões de usuários, atingindo 300 milhões em todo o mundo. Na China, ele também é usado como forma de pagamento através de parcerias com empresas do ramo de restaurantes como o McDonald's. O aplicativo possui diversas funções além da troca de mensagens.

Nada disso funciona em uma conexão convencional. Da mesma forma, todas as redes sociais, incluindo Facebook e Instagram, e até o aplicativo de conversa online, Whatsapp, é barrado no país. Na prática, se for seguir o que o governo chinês impõe, você estará incomunicável com o resto do mundo.

China. O país mais populoso do mundo tem um controle rígido sobre a internet e as redes sociais. O WhatsApp foi bloqueado em 2017 junto a outros serviços, como Facebook, Twitter e Google.

Sucesso absoluto na China, onde tem 230 milhões dos seus 300 milhões de usuários, o WeChat foi lançado em julho deste ano no Brasil e já chega como uma boa alternativa aos mais populares aplicativos de troca de mensagens, como o Whatsapp, e de ligações, como o Viber.

Enquanto que WeChat e Tencent QQ são os principais produtos na China, no último ano surgiram novas aplicações de conversação chinesas na esperança de tirar apenas uma fatia da quota de mercado destas duas plataformas dominantes.

Sina Weibo

Sina Weibo: a combinação de Twitter e Facebook da China
Sina Weibo, ou Weibo, é o site mais popular da China e pode ser considerado como uma combinação do Twitter e do Facebook. Por lá, usuários podem enviar vídeos, imagens e gifs, além de seguir pessoas e acompanhar suas linhas do tempo.

Evolução. O Douyin foi lançada pela ByteDance na China em setembro de 2016. O Douyin foi desenvolvido em 200 dias e, em um ano, recebeu 100 milhões de usuários, com mais de 1 bilhão de vídeos visualizados todos os dias.

mandarim

Para evitar conflitos na comunicação, o mandarim, como é utilizado hoje, foi adotado como idioma oficial da China nos anos de 1950. Ele é falado em toda a China Continental e Taiwan, e é ensinado nas escolas como língua materna, sendo requisito para situações formais.

Sabemos que atualmente o aplicativo WhatsApp Messenger é o mensageiro mais utilizado entre os dispositivos móveis e que praticamente todo usuário deste mensageiro já ouviu falar sobre WhatsApp modificado e que esse pode oferecer diversos recursos extras que o próprio app oficial não possui.

Apps rivais do famoso mensageiro disponíveis para Android, iOS e Windows Phone, podem ser ideais para essas situações. Nomes como Telegram, Skype, Zap Zap, Messenger e Viber já são muito populares no Brasil e tornaram-se os favoritos dos usuários durante bloqueios.

Apesar de bem detalhado, o estudo não revela em quais países especificamente os aplicativos não funcionam. No entanto, é possível observar quais territórios contam com políticas mais rigorosas de controle da liberdade de expressão ne internet. Entre eles estão: China, Síria, Irã, Etiópia e Uzbequistão estão no top 5.