Como é o nome do santo do vento?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.

Santa Bárbara foi, segundo a Tradição católica, uma jovem nascida na cidade de Nicomédia (na região da Bitínia), atual Izmit, Turquia nas margens do Mar de Mármara, isto nos fins do século III da Era cristã. A moça era a filha única de um rico e nobre habitante desta cidade do Império Romano chamado Dióscoro.

Santa Bárbara é considerada Protetora contra raios, trovões, e pode ser invocada em uma oração para parar o vento forte.

Para fazer a oração do amor de Santa Bárbara, você pode acender uma vela branca ou vermelha num quarto bem silencioso, aproveitando de toda a serenidade e mansidão da vida.

Ela é uma santa que gosta de samba de roda, de muita gente participando das suas devoções nas ruas, nos candomblés; ou ainda em cada tabuleiro, quando é lembrada nas tradições orais que mostram as preferências da santa-orixá pelas comidas feitas com muito dendê, as comidas de 'azeite'.

4 de Dezembro

Em função disso, Santa Bárbara passou a ser invocada contra tempestades, temporais e tormentas e como protetora contra os raios. Isso teria se passado no dia 4 de Dezembro, hoje dia dedicado à Santa. O seu culto espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, inclusive no Brasil.

Orixá dos fenômenos climáticos, Iansã também é conhecida na umbanda e no candomblé como Oyá. Hoje, 4 de dezembro, a igreja católica também celebra Santa Bárbara, a protetora contra os raios e trovões.

Coloque a vela de Santa Bárbara em um pires e acenda-a. Do lado direito da vela, deixe um copo com água. Em seguida, reze um Pai Nosso com bastante fervor. Pegue as maçãs e espete nove cravos em cada.
...
Você vai precisar de:

  1. 1 Vela de Santa Bárbara;
  2. 1 copo com mel;
  3. 1 copo com água;
  4. 9 maçãs vermelhas;
  5. 18 cravos da índia.

Santa Bárbara é católica e branca.

Conhecida popularmente como árvore de Santa Bárbara ou cinamomo, a Melia azedarach L. é uma espécie arbórea de até 20 metros de altura que produz uma madeira de cor esbranquiçada a avermelhada, com veios castanhos.

A imagem de santa Bárbara sofreu algumas variações ao longo do tempo e pode aparecer com alguns detalhes diferentes. Os mais comuns são a torre, a espada, o cálice e a palma. Outros atributos foram adicionados de acordo com a proteção que as pessoas atribuíam à santa.

Além de sua popularidade como protetora contra tempestades, Santa Bárbara também é lembrada como a padroeira dos bombeiros, por sua coragem e força diante das adversidades. Por isso, muitas pessoas escolhem ter sua imagem em casa como forma de pedir proteção e coragem em momentos difíceis.

A espada-de-santa-bárbara também carrega um valor simbólico na crença popular, atuando na proteção contra raios, trovões, tempestades e mau tempo. Vale destacar que essa é uma espécie tóxica para cães e gatos.

Feche bem janelas, basculantes, portas de armários, evitando canalizações de ventos no interior de sua residência. Feche persianas, cortinas, blecautes para, no caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém.

O sino dos ventos é símbolo de proteção espiritual para você e para seu lar, por isso, veja nossas dicas. O sino dos ventos também é conhecido como o senhor dos ventos ou sinos de vento, é usado para melhorar a energia do ambiente através do vento.

O Senhor se assentou sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como Rei, perpetuamente. O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz." "O Senhor reina; está vestido de majestade. O Senhor se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar.

É para quando você precisar de defesa e proteção absoluta, quando você se sentir perseguido, ameaçado, contra magias ou “coisas feitas” e também pensamentos negativos. Os banhos também são sugeridos quando há causas judiciais envolvidas e sentimentos ruins de perseguições.

domingo, 4 de dezembro

Neste domingo, 4 de dezembro, as comunidades religiosas de matriz africana comemoram em Canoas, pela primeira vez, o dia da orixá Oyá, ou Iansã.

Saudação: "Epahei Oyá!".