Como é o nome do objeto que os índios usam na cabeça?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.

Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes.

De fato, o cocar é feito a partir de elementos retirados da natureza, como penas de aves – arara, gavião-real, papagaio, periquito, entre outros pássaros – e talas de arumã – planta encontrada na Amazônia. No mais, o cocar, antes de ser utilizado, deve ser consagrado por um pajé.

Uma testeira ou tiara é um acessório designado para se encaixar ao redor da cabeça, geralmente para prender o cabelo e impedir que ele caia sobre a face ou para impedir que o suor escorra pela testa e atinja os olhos.

Sinônimo de tiara

  • Adorno usado pelas mulheres no penteado: 1 arco, diadema.
  • Chapéu alto usado pelo papa em cerimônias: 2 coroa, mitra.
  • Dignidade pontifícia: 3 papado, pontificado.

Os colares são adereços que os índios utilizam no pescoço e eles também são feitos de sementes e de penas.

Muiraquitãs são pequenos amuletos feitos de pedra por índios amazônicos com intuito de protege-los contra doenças e infertilidade. Feitos de pedras verdes, como jade, eles são considerados sagrados e sua história é cercada de lendas.

Entre os indígenas brasileiros as “cabaças” constituem-se nos mais difundidos recipientes para a água. Esta matéria-prima é empregada na confecção de utensílios domésticos, como vasilhas para ingestão de bebidas, conchas e recipientes para uso diversificado.

Os objetos indígenas são peças feitas e usadas pelos povos originários desde muito tempo atrás. Esses itens são feitos de diversos materiais encontrados na natureza e originalmente foram criados para os mais variados fins: rituais religiosos, coleta de alimentos, proteção, enfeite corporal, entre outros.

Os índios utilizam adornos corporais e pinturas com materiais extraídos da natureza, como a tintura de urucum, os colares de peças naturais, e os botoques e adornos feitos com base na arte plumária (que utiliza plumas e penas de aves).

Artesanalmente confeccionado pelos guerreiros da aldeia, o cocar, também chamado de meakà, é um artefato ritualístico, usado em cerimônias de diversas etnias.

Só para se ter ideia, as índias não tinham pelos pubianos. De início, imaginava-se que elas teriam nascido sem esses pelos, mas, tempos mais tarde, descobriu-se que na verdade elas os rapavam com artefatos feitos com espinha de peixe.

O legado indígena para os brasileiros
Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.

Outros nomes
também conhecido como piranha, presilha (no Brasil), gancho ou ganchinho de cabelo (em Portugal). Os simples que consistem em elásticos para prender o cabelo também são conhecidos como chuquinha, xuxinha ou lacinho para cabelo.

Bandana, Faixa de Cabelo e Testeira - Centauro.

Sua utilização protege os cabelos, evitando que eles entrem em contato com os produtos e a face. A faixa pode ser higienizada com água e sabão neutro, devendo ser secada naturalmente.