Como é o nome do motorzinho do dentista?
Essa ferramenta que assusta muita gente é conhecida na odontologia como caneta de alta rotação. "Como o próprio nome diz, a partir de uma alta rotação da turbina, feita por ar comprimido e irrigada com água abundante, possibilita que a broca perfure ou corte o esmalte do dente", explica.
Como funciona a máquina do dentista?
Na verdade, trata-se de uma turbina de alta rotação, que por meio de ar comprimido gira uma série de rolamentos que, por sua vez, usando uma broca ou ponta diamantada, realiza o corte ou desgaste necessário para o tratamento dentário.
Como funciona a broca do dentista?
As brocas odontológicas funcionam por meio de rotação. Essa rotação pode ser de baixa, média ou alta intensidade e emite os famosos ruídos que geram pavor nos pacientes menos acostumados às técnicas dos dentistas. Brocas odontológicas são instrumentos utilizados para remover material cariado dos dentes.
Quem é o pai da Odontologia?
Segundo pesquisas, em 1728, na França, o médico Pierre Fauchard (1678-1761), revolucionou a Odontologia, inovando conhecimentos, criando técnicas e aparelhos, sendo chamado o “Pai da Odontologia Moderna”.
Quem é o melhor dentista da história do Brasil?
Imortal pela Academia Brasileira de Odontologia
O título de "Melhor Dentista do Mundo" automaticamente faz de Telma uma Imortal, pela Academia Brasileira de Odontologia.
O que é piezo dentista?
O piezo é um ultrassom criado pelo cirurgião oral Tomaso Vercellotti em 1988, este dispositivo foi desenvolvido a fim de sobrepujar as restrições às limitações da instrumentação tradicional na cirurgia óssea oral pela modificação e melhoria da tecnologia ultrassônica convencional1,2.
O que é compressor de dentista?
O que é o compressor odontológico? O compressor odontológico nada mais é do que um compressor de ar como todos os outros. A grande diferença é o seu foco nas aplicações odontológicas e clínicas. Dessa forma, costumam ser compressores menores e que dispensam o uso de óleo.
Qual é a função do micro motor?
Ele possui finalidade de realizar diversos procedimentos odontológicos como preparação de cavidades, coroas e tratamento de canal. O micromotor é utilizado juntamente com o contra ângulo e com a peça reta, ou seja, ele serve de elemento motor para peças de mão.
Para que serve o micro motor?
O equipamento micromotor para acabamento e polimento em prótese serve para ser utilizado em tratamentos dentários como por exemplo: polimento, desgaste e prótese dentária e para maior segurança do paciente deve ser manuseado por profissionais da área.
O que são equipamentos odontológicos?
Os equipamentos odontológicos são essenciais para o trabalho de um dentista. Eles garantem a segurança do consultório, o funcionamento de periféricos e ajudam no diagnóstico clínico. Há aparelhos de Odontologia tão básicos ao ponto de serem comuns em todo consultório, independentemente da especialidade.
Qual o nome da broca do dentista?
Broca Carbide
As pontas carbide são fabricadas em aço inoxidável e possuem a ponta ativa em carbureto de tungstênio, apresentando alto poder de corte e maior resistência à fraturas.
Qual broca usar para abrir o dente?
Carbide. As carbides possuem esse nome por serem formadas de carbureto de tungstênio. Elas se caracterizam pelo poder de corte, com até seis lâminas. O material é indicado como broca para a remoção de cárie e criação do contorno inicial no dente, além de penetrar no teto da câmara pulpar e removê-lo.
Qual a melhor broca para remover cárie?
Brocas esféricas carbide
Na escolha da broca esférica, essa se torna mais segura quando se pensa em remoção e acesso cavitário, por não ter ponta afunilada, permitindo maior segurança durante o procedimento, evitando, em maior grau, qualquer exposição acidental.
Qual é o símbolo do dentista?
O emblema da Odontologia faz referência ao caduceu de Esculápio da Mitologia greco-romana. Caduceu, significa bastão ou cajado e Esculápio, era o deus da Medicina e da cura.
Quem foi o primeiro dentista do Brasil?
Os três primeiros dentistas que se registraram: Luiz Antunes Carvalho (1852), Emilio Salvador Ascagne (1859) e Theotônio Borges Diniz (1860). Mentes mais lúcidas procuravam a melhoria do ensino e normas um pouco mais criteriosas e moralizadoras àqueles que desejassem praticar a Medicina e Odontologia.