Como é o nome do Chapéu do Papa?

Perguntado por: ddorneles9 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

mitra

É a mitra. É imediatamente óbvio que não estamos falando de um chapéu comum, também porque a mitra, especialmente a papal, é tecida com fios de ouro e embelezada com ricas decorações e até mesmo pedras preciosas.

O solidéu é utilizado como quipá em lembrança da soberania divina e como símbolo da identidade cultural judaica. Não há padrão de materiais ou de feitio. É normalmente feito de tricô, seda, veludo ou tecidos sintéticos e cosido em gomos ou numa única peça.

[ Religião ] Pequeno barrete usado por alguns eclesiásticos católicos para cobrir a tonsura ou o alto da cabeça (ex.: solidéu cardinalício, solidéu episcopal). 3. Pequeno barrete, geralmente de malha, usado por pessoas calvas.

O báculo é uma insígnia episcopal mais importante do que a mitra, porque é sinal da função pastoral do bispo. O Cerimonial dos Bispos diz que, ao iniciar-se a procissão de entrada para a celebração da missa, depois do bispo ter imposto o incenso no turíbulo, “recebe do ministro o báculo”.

Assim, Arquidiocese é o conjunto, é tudo o que acontece nesse território delimitado pela Igreja e entregue à ação do bispo. A Cúria é a estrutura de governo, que, com seus setores organiza essa ação. As ações vão acontecer, nas comunidades, nas paróquias, mas a Cúria é quem organiza.

A representação de Jesus como pastor, rodeado de ovelhas, muitas vezes carregando um dos animais, é uma referência à parábola conhecida como "Bom Pastor", encontrada na Bíblia no décimo capítulo do Evangelho de João.

Indica a autoridade do clérigo, e pode ser usando durante as celebrações (sendo retirado em momentos específicos) ou fora delas. As cores do barrete variam conforme a hierarquia do clérigo, ou conforme o seu cargo. O Papa, por exemplo, pode usar barrete branco, mas esse costume foi abandonado faz muito tempo.

SIGNIFICADO DO BARRETE SACERDOTAL: O barrete preto usado pelo Padre demostra a autoridade do clérigo, e seu juizado.

judeus

O quipá, um pequeno chapéu usado pelos judeus, é um dos símbolos do Judaísmo e é usado como sinal de respeito e de reverência a Deus.

Segundo Maimônides, a lei judaica determina que um homem só é obrigado a cobrir a cabeça durante a oração. Algumas denominações argumentam que é necessário usar a kipá apenas quando comer, rezar, estudar textos judaicos ou entrar em um espaço sagrado como uma sinagoga ou cemitério.

NOMES POPULARES: quipá, cumbeba, gogóia, guibá, guipá, palma-de-ovelha, palmatória, palmatória-miúda, iviro.

A mitra é uma insígnia pontifical utilizada pelos prelados da Igreja Católica, Ortodoxa e Anglicana, sejam eles: abades, bispos, arcebispos, cardeais e o Papa. É a cobertura da cabeça do prelado em cerimônias litúrgicas.

A kipá é outro adereço masculino, usado pelos homens judeus, conhecido, também por solidéu [1]. Cobrir a cabeça expressa respeito e consciência que sempre há algo acima do homem. Esta obrigação não provém de nenhuma injunção bíblica, é um sinal de reverência a D'us (Tratado Shabat, 156b).

O Pálio, usado pelo Papa e pelos arcebispos, consiste em uma faixa em formato de “Y” feita de lã branca que é colocada sobre os ombros deles. Essa insígnia representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez Cristo com a ovelha perdida.

Significado de Báculo
substantivo masculino [Religião] Cajado episcopal, com a ponta em forma de arco, usado por bispos ou outras denominações católicas.

O solidéu é um chapéu semelhante ao quipá judaico, usado pelo Papa, bispos e cardeais. Inicialmente, tinha uma utilidade prática: proteger a cabeça dos religiosos do frio. Depois, passou a indicar hierarquia: o solidéu dos cardeais é vermelho, o dos bispos é roxo e o do Papa é branco.