Como é o nome do chapéu do Bispo?

Perguntado por: equeiroz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

mitra

A mitra é hoje a mais importante e solene touca da Igreja Católica, pois representa o esplendor da santidade encarnada pelo Bispo, a sua dignidade e autoridade.

Na Igreja Católica, o solidéu foi adotado inicialmente por razões práticas — manter a parte tonsurada da cabeça aquecida em igrejas frias ou húmidas —, acabando por sobreviver como item tradicional do vestuário clerical com o significado de pertença total a Deus.

“A mitra é um capacete. Ela é colocada sobre o solidéu e sobre a cabeça. Quem usa mitra é quem tem o sacramento da ordem no terceiro grau. Os bispos são aqueles que têm o poder de governar.

Bispos usam batina preta, com filetes violáceos e faixa violácea. Já os cardeais usam batina preta, com filetes e faixa vermelhos. O Papa veste batina inteiramente branca.

Com a parte recurvada voltada para o povo, ou seja, para a frente, o Bispo usa habitualmente o báculo na procissão, para ouvir a leitura do Evangelho e fazer a homilia, para receber os votos, as promessas ou a profissão da fé; e finalmente para abençoar as pessoas, salvo se tiver de fazer a imposição das mãos.

O báculo, de madeira ou metal, remete para o cajado dos pastores e, biblicamente, faz lembrar quer os grandes líderes do povo de Deus (de Moisés, que com um cajado faz brotar água da rocha, a David, que fora pastor), quer os peregrinos como Elias, quer, naturalmente, o Bom Pastor.

Concelebrantes, bispos, outros padres, diáconos e seminaristas também podem usar o seu barrete: se participam das procissões inicial e final, cobrem a cabeça, e sempre que estiverem sentados. O Bispo pode usar o barrete e o solidéu em missas de dias de semanas, nos quais não é obrigatório o uso da mitra.

A Cúria (Arqui)Diocesana ou Mitra (Arqui)Diocesana (fazendo uma alusão à mitra, insígnia de jurisdição e governo próprio do bispo) é um organismo administrativo que cada (Arqui)diocese e eparquia na Igreja Católica possui. É composta pelas principais autoridades da diocese. Terça à sexta-feira, das 8h às 12h.

mitra

mitra | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Usar um kipá é um lembrete de que Deus está acima de nós, além de marcar a diferença entre a hierarquia divina e o homem. O respeito pelo criador é constante e como ele está presente em todos os lugares, cobrir a cabeça o reafirma.

A mitra é hoje a mais importante e solene touca da Igreja Católica, pois representa o esplendor da santidade encarnada pelo Bispo, a sua dignidade e autoridade.

1. Cobertura da cabeça, alta e pontiaguda, entre os persas, egípcios, árabes, etc. 2. [ Religião ] Barrete de forma cónica , fendido na parte superior, e que em certas solenidades é usado por bispos, arcebispos e cardeais.

O pico do Chapéu do Bispo fica a 2030 m acima do nível do mar e faz parte da Serra da Mantiqueira. Do alto desta montanha, tem-se uma exuberante vista do extremo Sul de Minas e do Vale do Paraíba.

Barrete eclesiástico ou litúrgico (do latim: biretum) é uma veste litúrgica usada pelo clero e pelos seminaristas durante as celebrações litúrgicas e/ou sempre que estejam de vestes corais (batina e sobrepeliz) ou sagradas para cobrir a cabeça.

O quipá, um pequeno chapéu usado pelos judeus, é um dos símbolos do Judaísmo e é usado como sinal de respeito e de reverência a Deus.

A palavra mitra vem do nome de um barrete alto e cônico, fendido nas laterais superiores, com duas faixas que caem sobre as espáduas. Foi usada nas antigas culturas persa, egípcia e assíria. Hoje ela é usada pelos bispos e outros dignitários da Igreja, em determinados atos litúrgicos.

As vestes seguem um tempo litúrgico que é marcado por quatro cores específicas: verde, vermelho, branco e roxo; além das cores róseo e preto, utilizadas em momentos específicos. A cor verde simboliza o tempo comum, tempo de Graça e esperança.