Como é o nome de salsicha no Rio Grande do Sul?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

A wiener, assim grafada pelos alemães e que ganhou dos curitibanos o apelido de “vina”, quer dizer, em português, “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos imigrantes alemães, muito utilizado em cachorros-quentes.

2 – Salsicha
Salsicha, muita gente chama o alimento carinhosamente de “xalxicha” e por aí vai.

No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim". Outros apelidos: "Castelinha", "Uaipi" e "Macaxeira".

E já parou para pensar o motivo pelo qual a salsicha é chamada de vina em Curitiba? Bom, então fica por aqui que nós vamos explicar!

No caso da variação vocabular da mandioca, resultados preliminares já apontaram, por exemplo, que o termo aipim volta a ser usado no litoral sul de São Paulo, litoral do Paraná, parte de Santa Catarina e se espalha no Rio Grande do Sul.

Os nomes comuns mais frequentes são: baroa ou batata-baroa (Rio de Janeiro, Espírito Santo, Zona da Mata de Minas Gerais e Distrito Federal), mandioquinha (São Paulo e Sul de Minas) e batata-salsa (Paraná e Santa Catarina).

No Rio Grande do Sul, as tangerinas também são chamadas de bergamota. São quatro as variações de tangerinas (ou bergamota para os gaúchos): ponkan, montenegrina ou mimosa, mexerica e murcote ou morgote.

Abóbora. É bem verdade que existem variações, mas sabe aquela usada em festas de Halloween? Pois bem, aqui no Sul é só abóbora, mas no nordeste chamam de jerimum.

Na região Norte o cachorro quente pode ser encontrado pelo nome de x-caboquinho, que possui ingredientes como tucumã, queijo coalho e lascas de coquinho. Em Manaus o lanche se chama Kikão e leva salsicha, molho de tomate, maionese, batata palha e queijo ralado.

São tantas expressões diferentes que alguns objetos, por exemplo, têm um nome diferente em cada lugar: em São Paulo, é lombada; em Londrina, é quebra-molas. Salsicha no Paraná, por exemplo, é popularmente chamada de vina.

Na região Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é conhecida como bergamota. Já no Sudeste e Nordeste, é conhecida como mexerica ou tangerina.

A planta não era conhecida pela aldeia. Perceberam que ela tinha uma raiz escura e por dentro era toda branca. Em homenagem a filha, ela colocou o nome de Manioca, uma junção de Mani (nome da criança) e Oca (local onde foi enterrada), que com o passar dos anos o nome tornou-se mandioca.

O uso da palavra “macaxeira” é mais comum no Nordeste, enquanto o termo “aipim” é mais utilizado pelo Sudeste, e “mandioca” é usado com mais frequência no Sul, de acordo com a professora de redação Fernanda Bérgamo, que participa do Projeto Educação, da TV Globo, e é colunista da rádio CBN Recife.

Já no nordeste, é "laranja-cravo" ou "mimosa". Salsicha - No Paraná, salsicha é "Vina". O nome deriva de "wiener" (cuja pronúncia em alemão é bem semelhante a "vina") que é um tipo de salsicha. Mandioca - No Rio de Janeiro, mandioca é mais conhecida como "aipim", enquanto no nordeste é "macaxeira".

A palavra "vina" ( wiener em alemão), sempre enfatizada por muitos curitibanos que insistem em dizer "salsicha não, é vina!", faz parte da lista de expressões que estão diretamente ligadas ao modo como os paranaenses são conhecidos em outras regiões do país.

Vina é uma corruptela da palavra alemã “Wienerwurst“, sendo “wiener” “Viena” e “wurst”, salsicha, o que forma “salsicha de Viena”. Logo, tanto vina quanto salsicha estão corretas (embora vina seja mais gostosa ;D).

Comer um “dogão” nas noites curitibanas é clássico, além disso, também é uma delícia. O prato que inicialmente era apenas uma salsicha no pão, ao chegar no Brasil, ganhou diversos acompanhamentos e se tornou um dos lanches de rua mais populares do mundo.

No Nordeste o molho campanha é conhecido como vinagrete, mas em outros estados o nome é assim também!

No Rio de Janeiro, usa-se, mais comumente, o termo tangerina. Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "laranja-cravo"; no estado da Bahia é conhecida como tangerina ou mexerica.