Como é o nome daquele objeto que os índio usa na cabeça?

Perguntado por: aalmeida . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Ao longo dos anos o cocar se tornou um dos principais ornamentos tradicionais usados pelos indígenas e possui grande simbologia na sua cultura.

Os índios brasileiros usam muitos adornos e pinturas corporais. Os adereços são confeccionados com plumas de aves - como arara, gavião, papagaio, tucano, guará -, sisal, pedras, dentes, unhas, garras e bicos de animais, sementes.

Totem é uma palavra derivada de "odoodem" que significa "marca da família", na linguagem indígena Ojibwe dos índios da América do Norte. Os totens são vistos como talismã, objetos de veneração e de culto entre o grupo.

Os objetos indígenas são peças feitas e usadas pelos povos originários desde muito tempo atrás. Esses itens são feitos de diversos materiais encontrados na natureza e originalmente foram criados para os mais variados fins: rituais religiosos, coleta de alimentos, proteção, enfeite corporal, entre outros.

Adorno usado pelas mulheres no penteado: 1 arco, diadema.

A peça que comumente conhecemos como tiara ou arco é na verdade um diadema.

Ainda assim, compõe penteados para noivas clássicas: em diversos formatos e materiais, a tiara é o que antigamente se chamava de grinalda. Usá-la com véu é opcional.

Os tipos mais comuns de utensílios são: Cestos- coadores para coar líquidos, Cestos-tamises para peneirar farinha, Cestos-recipientes para guardar diferentes materiais e Cestos-cargueiros para transportar cargas. Arte Plumária indígena As plumas são utilizadas nos rituais e coladas diretamente no próprio corpo.

Normalmente, são tocados aos pares - com um maracá em cada mão - agitando-os, embora também possam ser tocadas rodando-os lentamente. O maracá apresenta-se como um dos instrumentos indígenas mais conhecidos, sendo seu nome usado como uma designação genérica para chocalhos.

Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo. O maracá é usado para acompanhar o canto.

Muiraquitãs são pequenos amuletos feitos de pedra por índios amazônicos com intuito de protege-los contra doenças e infertilidade.

As armas mais comuns dos povos indígenas - arcos, flechas, lanças de madeira, tacapes, pequenos machados de pedra - são bem conhecidas e, de fato, podiam ser encontradas, à época da chegada dos colonizadores europeus, entre a maioria dos nativos habitantes do litoral.

Entre os brinquedos confeccionados pelas crianças, destaque para: peteca, pião, bilboquê, tambor, chocalho e pessoa-graveto.

Os muiraquitãs são pequenos amuletos de pedra verde, que antes se pensou ser jade, mas hoje sabemos serem de amazonita, principalmente nas formas de sapos, rãs e tartarugas, que trazem sorte e felicidade, além da proteção contra as doenças, para quem os possui.

Um totem é um ser espiritual, objeto sagrado ou símbolo que serve como um emblema de um grupo de pessoas, como uma família, clã, linhagem ou tribo, como no sistema de clãs Anishinaabe.

Resumos. Os muiraquitãs são artefatos líticos com formas batraquianas confeccionados principalmente em pedra verde, tipo jade, utilizados pelos povos Tapajó/Santarém e Conduri do Baixo Amazonas, dizimados pelos colonizadores europeus. Eram utilizados como amuletos e como símbolo de poder e ainda como objeto de troca.

Adornos corporais da tradição Rikbaksta.

  • Maracas decoradas Desana. Peabody Museum.
  • Máscara e arte plumária Kayapó. Royal Ontario Museum.
  • Cerâmica Suruí. Memorial dos Povos Indígenas.
  • Tecelagem Tiriyó-Kaxuyana. Memorial dos Povos Indígenas.