Como é o nome da sujeira do nariz?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 12 votos

Mais do que um monte de sujeira sem serventia, a meleca é uma defesa do nosso organismo e serve como uma barreira protetora. Mas, embora seja útil, volta e meia, é preciso removê-la. Isso porque, em grande quantidade, ela pode atrapalhar a passagem de ar pelo nariz.

A melhor maneira de se livrar da meleca é assoar o nariz em um lenço de papel e depois lavar as mãos, em vez de retirar as crostas. Higienizadores nasais ou sprays de solução salina são outra opção. “Lembre-se: a meleca é apenas um pedaço de muco seco.

As razões mais comuns para o muco preto são o contacto com fumos, ambientes de trabalho muito poluído, uso de drogas inaladas e tabaco. Também pode estar associado a uma infeção fúngica, mas trata-se de casos muito raros. Se tiver muco nasal escuro e dúvidas sobre a sua origem, deve consultar o seu médico assistente.

Para Napper, comer meleca do nariz traz benefícios para saúde. Professor da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, Napper disse que a exposição do corpo aos germes contidos no muco ajuda a fortalecer a imunidade. Segundo ele, as crianças não deveriam ser repreendidas por tal prática.

A boa notícia é que, apesar de ser algo nojento, comer catota ou cera de ouvido não é algo que faz mal. Além da quantidade ser pequena, ao serem engolidas, a acidez gástrica inativa elas e a digestão se inicia no estômago. O máximo que vai acontecer, portanto, é você ser julgado por alguém que te viu fazendo isso.

Quando ela se torna espessa, é sinal que o corpo tem pouca concentração de água para produção do muco. Isso acontece quando passamos muito tempo respirando ar seco, principalmente em locais com climatização artificial ou durante condições climáticas que derrubam a umidade relativa do ar.

Pode parecer um assunto um tanto quanto nojento, mas a verdade é que as característica desse muco, a famosa "meleca" do nariz, pode revelar muito sobre o estado de saúde de uma pessoa. Em condições normais, por exemplo, a secreção é transparente e mais líquida.

Muco verde ou amarelo
Estas células são ativadas durante infeções bacterianas, mas também em situações mais benignas como as constipações – que são causadas por vírus e passam rapidamente. Os neutrófilos produzem uma enzima de cor esverdeada e quando estão em grande número esta enzima acaba por alterar a cor do muco.

A higiene nasal, além de remover o muco nasal, secreções purulentas, restos de células e crostas, diminui a inflamação local da mucosa. Cuidado ao retirar a secreção de qualquer jeito, pois pode causar sangramento”, orienta o otorrino.

A secreção amarela é, provavelmente, decorrente de uma infecção. Quando a contaminação acontece, os glóbulos brancos do sistema imunológico correm para o local infectado para combater e destruir o invasor microbiano, seja uma bactéria ou um vírus.

Não há efeitos colaterais sistêmicos conhecidos relacionados com a lavagem nasal. Quais são os benefícios da lavagem nasal? A lavagem nasal é um método seguro, bem tolerado e de baixo custo. Respeitando seu método de aplicação, pode ser realizada por qualquer pessoa em qualquer idade.

Inclinar o corpo para frente e a cabeça ligeiramente para o lado; Posicionar a seringa na entrada de uma narina e pressionar até que o soro saia pela outra narina. Se for preciso deve-se ajustar o posicionamento da cabeça até que o soro entre por uma e saia pela outra narina.

No caso de uma sinusite, o muco para de circular, fica acumulado e permite que as bactérias tomem sua boca, com um odor desagradável. Se você acha que seu mau hálito tem a ver com uma sinusite, pode ser o momento de consultar seu clínico geral ou um especialista em ouvido, nariz e garganta, otorrinolaringologista.

Juntando água, sais, gorduras, restos celulares e algumas substâncias inflamatórias, temos enfim o catarro. O catarro pode ter cores, e por meio da coloração dá para ter uma ideia do tipo da infecção. Normalmente, nosso catarro é transparente, e nas infecções virais ele pode permanecer assim por bastante tempo.

Muco, conforme apontado, é uma secreção produzida no interior das narinas e na garganta, com uma aparência viscosa e fluida. Todos os dias, o corpo forma, absorve e elimina até dois litros de catarro, mesmo quando está tudo bem com a nossa saúde.

Há quem diga que é falta de educação, mas cientistas do Canadá descobriram que cutucar o nariz e comer a “meleca” pode ser bom para a saúde. De acordo com eles, é uma forma de estimular o sistema imunológico.

Algumas pessoas afirmam que comer suas melecas pode fortalecer seu sistema imunológico, treinando seu corpo para reconhecer e atacar micróbios invasores.

O IBAMA faz um alerta para que a população não consuma carne de tatu, que pode provocar micose pulmonar e, de acordo com pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espírito Santo, no Brasil, os bichos são depósitos de micróbio transmissor da hanseníase.

Às vezes um tempo seco provoca o ressecamento das vias aéreas levando ao rompimento dos vasinhos das narinas. Assim quando assoamos o nariz, o catarro vem com ¡lamento de sangue. Catarro com ¡lamentos de sangue é muito comum, quando estamos com as vias aéreas muito irritadas e com muita coriza.