Como é o nome da parte de trás do braço?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

Ele é o maior músculo do braço e o único ocupante do compartimento posterior do braço, sendo claramente visível na parte de trás do braço, especialmente em atletas bem treinados. Como o próprio nome sugere, o tríceps é composto por três cabeças: longa, lateral e medial.

De forma popular, chamamos de braço todo o membro superior entre o ombro e a mão. Na anatomia, chame-se braço o membro entre o ombro e o cotovelo e de antebraço a parte entre o cotovelo e a mão.

O antebraço consiste em dois ossos longos; o rádio e a ulna.

O bíceps é o musculo que fica na parte frontal dos braços. Aquela "bolinha" que aparece quando fazemos a famosa pose do "muque". No entanto, ele não é nem de perto a maior musculatura dos braços. Esse papel é ocupado pelo tríceps, que fica na região posterior do corpo e é responsável por dar mais volume aos braços.

O tríceps é um músculo que compõe 60% do braço, o dobro do bíceps, e está localizado na região de trás do membro, sendo muito importante para a auxiliar a estabilização da articulação dos ombros e cotovelos. Por esse motivo, é muito importante manter o tríceps fortalecido e tonificado.

O antebraço é uma região dos membros superiores que se estende do cotovelo ao punho e consiste nas porções antebraquiais anterior e posterior, compostas pelo rádio e ulna.

O antebraço é o espaço que fica entre o cotovelo e o. punho.

O teto do manguito rotador é formado por uma proeminência da escápula, chamada de acrômio.

O bíceps braquial é um músculo biarticular, localizado no compartimento anterior do braço e origina-se da escápula por duas porções7,8. O músculo está inserido na tuberosidade do rádio, na fáscia antebraquial e, por intermédio desta fáscia, na ulna'.

Na parte interna, o epicondilo medial é o local de inserção dos músculos do antebraço responsáveis por fechar os dedos e fletir o punho. Estas duas áreas são importantes pois são áreas comuns de dor no cotovelo.

O Tríceps braquial origina-se no tubérculo infraglenoidal da escápula (cabela longa), face posterior do úmero, superior ao sulco do nervo radial (cabeça curta) e inferior ao sulco do nervo radial (cabeça medial). O tríceps braquial insere-se na extremidade proximal do olécrano e fáscia do antebraço.

O nome vem do latim, pois trata-se de um músculo que possui três cabeças. O braquial significa que ele está localizado no braço, mais precisamente na parte de baixo (posterior), contrapondo com o bíceps, que fica na parte de cima (anterior). O tríceps representa dois terços do braço.

O principal músculo recrutado no tríceps pulley é o tríceps braquial, constituído por três porções: lateral, medial e longa.

Músculo tríceps braquial

  • Cabeça longa: tubérculo infra-glenoide da omoplata.
  • Cabeça medial: úmero dorsal distalmente ao sulco radial.
  • Cabeça lateral: úmero dorsal proximalmente ao sulco radial.

O tríceps é o maior músculo do braço e pertence a um grupo chamado de extensores: sempre que o cotovelo é dobrado ou o braço é estendido, o “tchauzinho” está envolvido.

O músculo bíceps tem origem no ombro em dois locais, com tendões separados, que se unem no braço e formam um tendão único que se insere no cotovelo, no osso rádio do antebraço. É um músculo que cruza 2 articulações, do ombro e do cotovelo.

Os músculos do braço são aqueles agrupados em torno do úmero, sendo eles: bíceps braquial, braquial, tensor da fáscia antebraquial, tríceps braquial e ancôneo.