Como é o nome da parte da frente da panturrilha?

Perguntado por: agil . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Os músculos da coxa podem ser divididos em três grupos: anterior, medial e posterior. O grupo anterior ocupa o compartimento anterior, situado na frente da coxa, e inclui o sartório e o quadríceps femoral.

Sóleo – está localizado abaixo do músculo gastrocnêmio no compartimento posterior superficial da perna. Sua principal função é a flexão plantar do tornozelo e estabilizar a tíbia no calcâneo limitando a oscilação para frente.

Os 5 melhores exercícios para as panturrilhas

  1. 1 – Elevação de panturrilha sentado. Sente em um banco de forma que os joelhos fiquem dobrados em um ângulo de 90º. ...
  2. 2 – Elevação de panturrilha em pé no smith. ...
  3. 3 – Elevação de panturrilha no leg press. ...
  4. 4 – Flexão plantar unilateral em pé ...
  5. 5 – Dorsiflexão sentado com halteres.

Cãibras, lesões, flebite, veias varicosas, má circulação, aterosclerose, trombose venosa profunda, artrite e hérnia de disco são alguns dos motivos que podem levar a estes sintomas. Alguns deles podem, inclusive, ser bastante comuns.

Anatomicamente, a perna envolve apenas a porção entre o joelho e o tornozelo, porém abordaremos o conceito mais amplo. Os ossos que formam essa estrutura são: fêmur, patela, tíbia, fíbula (antigamente denominada “perônio”) e tornozelo.

Tíbia

Tíbia e fíbula
A tíbia, popularmente conhecida como 'osso da canela', é o maior e mais medial dos dois. Você pode palpar a borda anterior quando cursa seu dedo inferiormente no aspeto anterior de sua perna.

Localizado superficialmente na perna, este músculo é facilmente palpável lateral à borda anterior da tíbia. Junto com o fibular (peroneal) terceiro, o extensor longo dos dedos e o extensor longo do hálux, ele forma o compartimento anterior (ou extensor) da perna.

Panturrilhas ou batata da perna, são um músculo localizado no meio das pernas, mais precisamente na parte de trás, logo abaixo dos joelhos. Denominada como tríceps sural, a área é composta pelos músculos gastrocnêmio e sóleo.

A região proximal do membro inferior é a coxa. A cintura pélvica, também chamada de quadril ou bacia, é a região que liga a parte de baixo ao tronco. Além dos ossos do quadril (ílio, ísquio e púbis), ao todo, existem outros 30 ossos localizados nos membros inferiores: 1 osso na coxa, 3 ossos na perna e 26 ossos no pé.

O tibial anterior é o músculo que vai do tornozelo ao joelho, passando pela canela, e se contrai quando se flexiona os dedos do pé para cima. Ele fica do lado oposto à panturrilha — e, quando há algum desequilíbrio de força entre os dois, aumenta o risco de dores fortes e até lesões.

O tibial posterior é o músculo mais central e mais profundo dos músculos do compartimento posterior da perna. Está localizado posteriormente à tíbia, fíbula (perôneo) e membrana interóssea da perna.

Tibial sentado – Sentado, deixe seu pé alinhado com o seu joelho. Com os calcanhares no chão suba a ponta do pé bem rápido. Esse exercícios você faz por tempo, entre 20 -40 segundos. Tibial em pé – O movimento é o mesmo que o tibial sentado, ele não fica tão rápido nem sua amplitude é tão grande.

Passe um elástico por baixo dos seus pés e dedos e segure-o com suas mãos. Faça uma força máxima para baixo com seus pés e dedos e volte até que o elástico te alongue. Esse exercício ajuda a construir panturrilha, músculos dos dedos e tibial posterior mais fortes. Faça 3 séries de 15 repetições, 1 vez ao dia.

O processo do treino de panturrilha sentado é semelhante ao em pé e a diferença é que os joelhos ficam flexionados. Assim, qualquer um pode pensar que esse trabalho é simples de fazer, mas aí é que se engana!