Como é o nome da árvore da mandioca?

Perguntado por: rinfante . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
3.9 / 5 14 votos

Mandioca

Reino:Plantae
Ordem:Malpighiales
Família:Euphorbiaceae
Género:Manihot
Espécie:M. esculenta

A folha triturada da mandioca recebe o nome de maniva, fonte de proteínas e fibra.

A maniva é a folha moída da mandioca (Manihot esculenta Crantz) que na culinária paraense é ingrediente principal de um dos pratos mais apreciados na região – a maniçoba.

Descrita por Crantz, é uma espécie de planta tuberosa da família das Euphorbiaceae. O nome dado ao caule do pé de mandioca é maniva, o qual, cortado em pedaços, é usado no plantio.

A mandioca é uma planta tropical, natural do continente americano, mas que se espalhou por outros continentes pela ação humana. Também se adapta a regiões subtropicais, mas exige temperatura superior a quinze graus centígrados. Atualmente, o maior produtor mundial é a Nigéria.

Para começar, faça covas de 25 cm de largura e de 5 a 10 cm de profundidade. Plante o caule com 2,5 cm de comprimento. Se você plantar mandioca em pé, terá um rendimento maior, porém a colheita será mais trabalhosa. Já se você plantar na horizontal, as raízes ficarão mais superficiais, facilitando a retirada.

O plantio de mandioca não necessariamente requer um solo extremamente fértil para se concretizar, porém é fundamental que ele seja arenoso, profundo e de textura média. Solos muito argilosos ou que encharquem rapidamente criarão problemas para a produção, sendo importante escolher um lugar com bom escoamento.

“A folha da maniva é rica em ácido cianídrico, uma substância extremamente tóxica, que se não eliminada com o cozimento de 7 dias, pode levar de desconfortos leves (por exemplo, dor abdominal e mal-estar) até mesmo à morte”, alerta o médico. Assim como muitos paraenses, Rosângela leva a sério o assunto maniçoba.

A macaxeira também é conhecida como mandioca mansa ou aipim, e possui menos de 50 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. Já a mandioca, ou mandioca brava, apresenta acima de 100 mg de HCN por kg de raiz fresca sem casca. E não adianta tentar fazer essa identificação só no “olhômetro”, como explica a pesquisadora.

A maniva precisa ser cozida por sete dias para retirar totalmente o ácido cianídrico da folha, por ser altamente tóxico e letal. “A toxina precisa ser eliminada por completo, pois o ácido é perigoso à saúde”, explica a nutricionista do Hapvida Kendra Gonçalves.

A mandioca é uma planta da família Euphorbiaceae, pertencente ao gênero Manihot e espécie Manihot esculenta.

Inclusive, o nome mandioca vem do tupi-guarani “Mani-oca”, ou “casa de Mani”.

Embora seja bem estranho, os humanos também podem se alimentar com a casca desse alimento. Há algumas receitas que incluem essa parte da mandioca e evitam o desperdício do legume. O bife de casca de mandioca, por exemplo, é uma opção bem interessante.

'Aipim', 'mandioca' e 'macaxeira' são três denominações para a mesma raiz. Outro alimento que gera debate por receber diferentes nomes pelo Brasil é a mandioca - raiz rica em fibras, carboidratos, vitamina C e minerais como magnésio, fósforo, cálcio e potássio.

Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) constitui um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento.

Alguns de seus principais subprodutos são: a farinha de mandioca, a tapioca e o tucupi. A farinha é a polpa da mandioca ralada, prensada e tostada.