Como é o nascimento das aves?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os pintinhos (que, com um dia, se chamam pintainhos) nascem a partir do ovo (óvulo germinado): uma célula viva, cheia de nutrientes, que representa o meio natural de reprodução das aves. Dentro do ovo, o desenvolvimento do embrião acontece em duas fases: antes e depois da postura da galinha.

Após a reprodução inicia-se o período de muda, onde as penas são gradativamente substituídas. A renovação completa das penas pode durar até 8 semanas, podendo variar conforme a espécie, idade da ave e condições nutricionais e ambientais.

Dentro do ovo, o zigoto vai se desenvolver e formar um embrião, que continua se desenvolvendo até se tornar uma pequena ave. Esse processo dura cerca de duas semanas. Após essa formação, ocorre a eclosão do ovo; e, aí, o filhote nasce.

Os répteis botam ovos e as aves que descendem deles também botam ovos, pois herdaram essa característica. Portanto, é possível concluir que o ovo surgiu antes da galinha. O ovo existe, na história evolutiva, há muitos milhões de anos, bem antes até dos peixes, que também botam ovos e surgiram antes dos répteis.

Os ovos possuem todo material nutritivo necessário para a sobrevivência dos filhotes, energia essa chamada de vitelo. Essa forma de procriação possui menores chances de sobrevivência, pois os ovos ficam expostos ao ataque de animais predadores, diferente dos animais vivíparos ou animais ovovivíparos.

Ovíparos são animais de fecundação interna ou externa, cujas fêmeas liberam ovos de seus corpos. Dessa forma, os embriões se desenvolvem no meio externo, dentro dos ovos, e se alimentam de reservas nutritivas presentes nesse sistema.

Os animais vivíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo materno. Diferentemente do animais ovíparos, que nascem dos ovos, nesses animais o embrião é envolvido pela placenta e depende da mãe para sua nutrição e desenvolvimento.

As aves são animais vertebrados, dioicos (possuem sexos separados) e ovíparos (que se reproduzem através de ovos), com desenvolvimento direto e fecundação interna (que ocorre no interior do corpo da fêmea).

primavera

O período de reprodução dos pássaros geralmente acontece na primavera. Essa estação do ano promove fartura de alimentos para as aves, que aproveitam essa oportunidade para se fortificarem e procriar. Mais uma vez, a época reprodutiva pode variar de acordo com os hábitos alimentares da espécie.

As primeiras aves, como o registro fóssil e numerosos trabalhos científicos atestam modernamente, formavam uma das linhagens de dinossauros, há mais de 150 milhões de anos.

A resposta é simples: pela cloaca, que é uma estrutura presente nas aves que parece uma bolsa. Ela dá saída para o sistema renal, o reprodutor e o gastrointestinal e está presente nos machos e nas fêmeas.

As aves são animais vertebrados dioicos (possuem os sexos separados) e ovíparos (os filhotes se desenvolvem no interior de ovos, fora do corpo da mãe).

Os ovos mais antigos surgiram através dos peixes e anfíbios, animais que dependiam da água para a reprodução, Já os ovos com a casca mais dura, chamada de ovo amniótico, surgiram através dos répteis, mamíferos e aves.

Canoa, Grampeado ou Costurado – 1 janeiro 2000. Um ovo abandonado causa grande preocupação entre os animais e a pergunta que todos fazem é: “Foi você que botou o ovo?” Quando o filhotinho quebra a casca e aparece, os bichos arrumam uma solução.

A espécie que deu origem à galinha que conhecemos hoje tem entre 4 e 5 mil anos e surgiu no sudeste da Ásia ou na Índia, mas os ovos foram chegar na cozinha apenas com os gregos e romanos.

ornitorrincos

Mais de 200 anos depois, os ornitorrincos, que são naturais da Austrália e da Tasmânia, continuam intrigando por suas características peculiares. Uma das mais famosas é o fato deles, junto com as equidnas, serem os únicos mamíferos que botam ovos, ou seja, são ovíparos.

Essa é um invenção dos ancestrais dos répteis atuais, e surgiu há algo entre 370 e 340 milhões de anos. Nessa época, nem a galinha nem qualquer outra ave sonhavam em existir. Portanto, o ovo veio primeiro.

COMO OCORRE A FECUNDAÇÃO DOS OVOS DA GALINHA? A galinha não depende do galo para produzir ovos, porém a participação do macho é fundamental para que ocorra a fertilização deles. O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação.