Como é o líquido do tampão?

Perguntado por: orocha3 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

O tampão mucoso é uma secreção gelatinosa, produzida no início da gestação, que fica no orifício do colo do útero. Sua cor pode ser transparente, esbranquiçada, amarelada ou até mesmo avermelhada, por conta da eventual presença de sangue misturado ao muco.

Tampão mucoso saindo aos poucos
O tampão mucoso também pode sair de pouco em pouco, de forma que muitas mulheres nem mesmo percebam que o que está saindo é o tampão, de maneira gradual. Por isso, antes de sair de malas prontas para o hospital, verifique se existem contrações constantes e ritmadas.

O corrimento vaginal normal(leitoso), as vezes chega a ser tão intenso que dá impressão da paciente estar perdendo líquido. Geralmente ele é notado somente na calcinha. O líquido amniótico geralmente vem acompanhado de grande perda líquida, sendo que a paciente nota-se molhada ( calcinha, roupas, chão).

Ela é expelida horas, dias ou até semanas antes que o trabalho de parto aconteça, porque a abertura do colo do útero ocorre de forma gradual. Por isso, ao identificar que o tampão mucoso saiu, não existe a necessidade de ir imediatamente ao hospital.

Quando acontece a saída do tampão mucoso e também outros sinais como, contrações e rompimento da bolsa, por exemplo, busque o obstetra que está acompanhando a gravidez. Nem sempre a saída do tampão mucoso vai indicar que é a hora do parto, isso pode levar até duas ou três semanas após.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

É possível que as contrações iniciem logo em seguida ou então dias depois da identificação da secreção. Depende bastante! Caso sinta que o tampão mucoso saiu, procure o seu médico.

“Não precisa se assustar, pois é supernormal ocorrer esse corrimento durante todo o período da gravidez”, diz a médica. Se você, portanto, apresentar uma secreção de cor clara, branca ou transparente, um pouco espessa e sem odor característico, não há motivo para preocupação.

O corrimento líquido como água pode ser um alerta para sua saúde quando vem acompanhado de outros sintomas. Na verdade, qualquer tipo de corrimento que apresentar odor forte e ruim, cor amarelada, acinzentada ou esverdeada, é hora de falar com seu médico!

O corrimento aquoso não é motivo de preocupação na maioria dos casos. O corrimento vaginal muda naturalmente ao longo das diferentes fases da vida: puberdade, gravidez e menopausa. Esteja atenta a quaisquer odores, cores ou texturas incomuns em seu corrimento, já que isso pode ser indicativo de um problema de saúde.

Baixo líquido amniótico: oligoidrâmnio
O nome do quadro em que a mãe apresenta nível reduzido de líquido amniótico é oligoidrâmnio. O quadro costuma ocorrer a partir de 13, 14 semanas de gestação, podendo acontecer até o final dela, mas é mais frequente no último trimestre.

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

7 sinais de que o bebê está a caminho

  • Encaixe do bebê Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. ...
  • Saída do tampão do colo do útero. ...
  • Dilatação do colo do útero. ...
  • Aumento das contrações. ...
  • Aumento das dores e do cansaço. ...
  • Rompimento da bolsa. ...
  • Redução dos movimentos do bebê

Características do corrimento transparente
O muco transparente é algo natural, e indica que o seu ciclo está atuando a todo vapor. Isto é, que você está no período fértil do ciclo menstrual. Desta forma, podemos dizer que o corrimento transparente é algo completamente normal, e muito comum em todas as mulheres.

Durante a gravidez, o corrimento vaginal branco e pegajoso comum pode ser confundido com líquido que é mais aguado. O líquido amniótico é aquoso e escorre pelas pernas deixando a roupa muito molhada. O médico fará os exames necessários no hospital, para identificar com precisão o vazamento.