Como é o início das contrações?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

A dor característica da contração é uma que irradia das costas para o abdômen ou faz o caminho contrário. A dor da contração também é confundida com cólica menstrual, especialmente no início, mas a tendência é ficar cada vez mais forte e frequente.

Como verificar minha dilatação? Durante o pré-natal, não há necessidade de verificar a dilatação sem que haja sintomas ou alguma indicação médica2. Normalmente, a verificação da dilatação é indicada quando há contrações ritmicas, sangramento ou perda de liquido.

Não é verdade que toda mulher entra em trabalho de parto, pelo menos tecnicamente falando. Toda mulher grávida pode ser o seu bebê de forma comum, seja em parto natural ou em cirurgia cesariana, mas muitas vezes nem todos os sintomas do trabalho de parto são sentidos nesse processo.

A sensação das contrações de treinamento são mais brandas, lembra uma cólica ou acontece um enrijecimento da barriga. E elas podem ser aliviadas com a mudança de posição. Não costumam doer e, sim, causar algum incômodo que passa em segundos ou pouco minutos.

Contrações Falsas
E você é a melhor pessoa para saber qual é esse padrão. Se seu estiver mexendo menos do que você está acostumada, coma alguma coisa e coloque a mão na barriga. Se o bebê não se mexer pelo menos 6 vezes dentro de uma hora, o ideal é procurar o hospital.

O melhor momento de ir para o hospital é quando as contrações estão de 3 em 3 minutos, com duração de 40 a 50 segundos cada contração.

Dilatação
Na primeira fase do trabalho de parto, a mulher começa a ter contrações que empurram o bebê para baixo. Quando ritmadas, elas duram de 30 a 40 segundos e se parecem a uma cólica renal ou a uma dor de barriga forte. Começam nas costas e terminam na parte da frente do corpo.

À medida que o trabalho de parto se aproxima, o tampão mucoso se solta e é expelido quando o colo do útero começa a se abrir (dilatar). Quanto mais o colo do útero dilata, mais rápido o muco sai da vagina. Expulsar o tampão mucoso indica que o trabalho de parto está muito próximo.

Tem mulher que sente como se fosse uma um xixi descontrolado. Outras, dizem duvidar, devido à pequena quantidade de líquido que saiu. Mas, na verdade, o fato de haver uma perda de líquido não significa que a bolsa rompeu.

Ao entrar em trabalho de parto, a mamãe sente contrações no abdome e nas costas que vão se tornando dolorosas, frequentes e intensas. Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

A bolsa com o líquido amniótico vai romper durante as contrações. Ademais, o tampão mucoso, responsável por vedar a cavidade uterina, vai cair. A barriga também muda de formato e fica enrijecida durante as contrações.

As contrações de Braxton Hicks, conhecidas como contrações de treinamento, começam no fim do segundo trimestre da gestação. Elas são indolores e podem ser percebidas pelo endurecimento da barriga.

2A barriga da gestante é durinha, afinal o bebê está crescendo e vai ocupando cada vez mais espaço e fica mesmo apertadinho. 3As contrações de Braxton-Hicks, conhecidas como contração de treinamento, acontecem por volta do 3º trimestre da gestação.

As contrações falsas são irregulares, rápidas e têm intensidade estável. Podem afetar apenas uma parte da barriga e passam ao mudar de posição ou atividade. Já as contrações verdadeiras são regulares, doloridas e não melhoram, podendo atingir toda a barriga e até as costas.

A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.