Como é o início da trombose na perna?

Perguntado por: ufigueiredo7 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Como a presença do coágulo prejudica a passagem do sangue, a perna do indivíduo fica inchada, sendo este o principal sintoma de trombose venosa profunda. Junto do inchaço, o paciente pode sentir dor, uma vez que o coágulo pressiona a parede da veia.

A trombose venosa profunda é mais comumente tratada com o uso de anticoagulantes, que podem ser injetados ou tomados como comprimidos. Eles não quebram os coágulos existentes, mas podem impedir que eles fiquem maiores e reduzir o risco de desenvolver outros, já que diminuem a capacidade de coagulação do sangue.

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Características principais da dor das varizes: Piora no decorrer do dia. Piora ao ficar muito tempo em pé ou sentado. Melhora quando elevamos a perna.

O principal tratamento da trombose é feito com anticoagulantes que, apesar do nome, não visam dissolver o coágulo que está obstruindo a veia: isso vai ser feito pelo próprio organismo.

Trombose tem cura. Na maior parte dos casos, os pacientes voltam à vida normal após seis meses de tratamento com restituição de suas condições clinicas habituais.

Quando dores intensas ocorrem em apenas uma das pernas, vermelhidão, inchaço ou endurecimento da musculatura na região, podem ser sinais de trombose. Diante desses sintomas, a primeira coisa a se fazer é procurar um médico.

Quando devo me preocupar com essas dores
Fique atento aos seguintes sinais de alerta para dores nas pernas: Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina. Presença de vermelhidão e/ou inchaço. Presença de febre e até mesmo falta de ar.

Diferente do que muitos pensam, o paciente com trombose não deverá ficar apenas deitado com as pernas elevadas. Desde que a dor esteja controlada, estes deverão se movimentar, pois esta ação será importante para ajudar no retorno do sangue para o coração.

O exame que detecta trombose na perna é o ecodoppler venoso de membros inferiores. Através do resultado do exame é possível detectar se existe um coágulo em alguma das veias da perna, sejam elas superficiais ou profundas.

A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina.

Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando) Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando) Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio.

Verifique com seu médico imediatamente se você tiver inchaço em uma perna ou qualquer um destes outros sintomas: Dor nas pernas, sensibilidade ou cãibras. Pele tingida de vermelho ou azul. Pele que se sente quente.

Busque ajuda médica quando notar os seguintes sintomas: Dor, inchaço e rigidez em uma das pernas; Dor intensa que surge de forma repentina e afeta as panturrilhas; Sensação de queimação, vermelhidão e inchaço em uma das pernas.

Deite-se de barriga para cima e posicione as pernas com uma pequena elevação e joelhos dobrados. Mantenha os pés apoiados para cima e faça movimentos circulares, como se estivesse pedalando uma bicicleta. Repita os movimentos por aproximadamente dois minutos.