Como é o hedonismo nos dias atuais?

Perguntado por: rgentil . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Consequentemente, o hedonismo atualmente é sinônimo muitas vezes de consumismo ou individualismo. Assim, em sua forma extrema, significa também buscar prazeres imediatos sem medir as consequências ou pensar no outro. Essa visão do hedonismo é bastante fomentada por pessoas que criticam o modo de vida capitalista atual.

O Hedonista é a pessoa que tem como principal objetivo a busca do prazer. É uma filosofia que surgiu na Grécia e seus idealizadores acreditavam que a vida tinha duas principais situações: a da dor e a do prazer. E, claro, a condição do prazer seria o único caminho para a felicidade.

O hedonismo pode ser dividido em duas categorias: hedonismo ético e hedonismo psicológico.

A palavra prazer vem do grego hedonê, hedonismo, portanto, é a doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana. A máxima da sociedade hedonista que busca preencher o vazio existencial com experiências cada vez mais estimulantes é “se sofro, logo busco o prazer”.

O hedonismo é uma doutrina que defende que o prazer é o meio correto para atingir o objetivo supremo do homem, a saber, a felicidade; felicidade esta que tem como essência precisamente o prazer.

Ser hedonista não é tão fácil
Para rebater essa tendência, precisamos nos treinar deliberadamente. Perceber uma realidade mais equilibrada e encontrar mais motivos que nos façam sentir bem é um esforço. Um dos exercícios que os psicólogos propõem é tentar listar dez coisas boas no final do dia.

O oposto do hedonismo parece ser o pragmatismo.
A pessoa pragmática não deixa de sentir prazer, mas ela não o valoriza como o próprio sentido da vida. Para ela, o esforço, seja estudo, dedicação, trabalho, é visto como o caminho necessário para se chegar a um fim.

Significado de hedônico
Que se refere ao hedonismo; hedonístico. Relacionado ou definido pelo prazer. Etimologia (origem da palavra hedônico). Do francês hedonique, pelo latim hedonicus.

Hedonismo é a doutrina que considera que o prazer individual e imediato é o único bem possível, princípio e fim da vida moral. Prevista para durar até domingo e propagandeada como um evento com 50 horas de sexo, com 3.700 pessoas, a festa foi impedida sob a justificativa de falta de alvará da prefeitura.

O consumo hedonista caracteriza-se pela sobreposição dos desejos emocionais às motivações utilitárias e pela projecção de um significado subjectivo nos objectos que ultrapassa os seus atributos reais. A procura de novas experiências é uma outra característica da ética hedonista.

Sexo – O pesquisador Carsten Grimm, da Universidade de Canterbury, pediu às pessoas que respondessem, por mensagens de texto, em qual ocasião foram mais felizes. Sexo foi apontada como a atividade mais prazerosa.

Há, porém, uma significativa diferença entre o hedonismo e a eudaimonia, pois ele defende a busca da felicidade por meio de ações que visem ao bem comum, o bem político, aquele defende a busca pelo prazer individual como meio de chegar à felicidade.

Resposta verificada por especialistas
Quando falamos em "hedonismo" falamos em um modelo ético que está pautado no conceito de prazer (sendo adequada a vida, neste sentido, que maximiza os prazeres e reduz as dores), que é o que Epicuro defendia.

Quem o criou foi o filósofo grego Aristipo de Cirene. Ele acreditava, assim como Aristóteles, haver uma finalidade para a vida humana. No entanto, Aristóteles colocou o alvo dessa finalidade na felicidade, enquanto Aristipo cultivava a ideia de finalidade no prazer.

Nisso, existe também o que os cristãos conhecem como “hedonismo cristão” que é quando um cristão busca a satisfação dos seus prazeres mais do que busca a Deus, ou seja, ele coloca a busca pela sua própria felicidade acima de buscar a Deus.

O catolicismo considera o hedonismo uma filosofia-moral que vai contra seus dogmas, uma vez que coloca o prazer à frente de Deus e do amor ao próximo.

FOME HEDÔNICA: UM DOS MAIORES DESAFIOS DA PRÁTICA CLÍNICA. Na rotina do consultório é extremamente comum recebermos pacientes que não conseguem “comer pouco” (nas palavras deles) ou que não conseguem se controlar frente a comida. A esse tipo de fome nós chamamos de fome hedônica!

O que são valores hedônicos? Os valores hedônicos são os valores do agradável e do prazer. Recebem este nome porque hedônico significa viver a vida com prazer.

De modo geral, o valor hedônico de produtos é relevante para os domínios afetivos, experimentais e simbólicos do consumo porque suscita prazer e excitação enquanto que o valor utilitário de produtos é primariamente orientado para objetivos (HIRSCHMAN; HOLBROOK, 1982; HOLBROOK; HIRSCHMAN, 1982; BATRA; AHTOLA, 1991; MANO ...

O paradoxo do hedonismo é que a própria busca do prazer leva à anedonia, pois, como disse Sapolsky, por razões biológicas, o circuito de recompensa se configurou para um ambiente de escassez, não de abundância.