Como é o funcionamento do relógio de sol?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Como funciona o relógio solar? O funcionamento dos relógios de sol baseia-se no movimento aparente do Sol pela abóbada celeste e na consequente deslocação da sombra produzida por este quando incide sobre uma haste ou sobre uma estrutura saliente chamada gnómon.

“O Relógio de Sol utiliza apenas a luz solar e é uma fonte quase inesgotável de energia não-poluidora. A luz ao incidir sobre uma haste devidamente orientada em relação à latitude do lugar e aos pontos cardeais, faz projetar uma sombra em um mostrador, contendo números correspondentes às horas do dia.

O segredo de qualquer relógio de sol é conseguir um ponteiro que fique paralelo ao eixo de rotação da Terra. Esse eixo imaginário “perfura” a Terra aproximadamente nos locais onde se localizam os polos magnéticos da Terra ( V.

Eles têm uma haste encaixada na vertical, sendo uma espécie de ponteiro. Chama-se gnômon e é ele que faz sombra à medida que o Sol se move. A sombra indica as horas. Importa referir que o relógio de sol não é tão preciso como um relógio convencional.

Relógios solares são compostos basicamente de uma "mesa", onde fica o mostrador do relógio, e um estilete, também chamado de "gnomon", cuja sombra projetada sobre o mostrador marca a passagem das horas. Existem diferentes montagens de relógios Solares: "horizontais" e "verticais" e "equatoriais".

Permite trabalhar conceitos geográficos como os pontos cardeais, estações do ano e coordenadas geográficas; conceitos geométricos como azimute, elipse, reta, vertical, horizontal, e também conceitos astronômicos como analema, rotação, translação, declinação solar, equação do tempo, eclíptica, fotoperíodo; e conceitos ...

Relógio de Sol Equatorial e Horizontal.

O mais antigo instrumento de marcar as horas foi o relógio do sol que, acredita-se, foi inventado pelos babilônios, e tinha um funcionamento simples: uma haste vertical se projetava do centro de uma superfície circular, projetando sua sombra, quando iluminada pelo sol, para indicar a hora.

O Relógio de Sol do Parque da Cidade é um relógio solar em Brasília, no Distrito Federal. Ele fica dentro da área do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, na Asa Sul.

Na ausência de luz solar, deixa de existir o efeito fotovoltaico, então os raios solares não mais atingem a superfície da célula fotovoltaica e consequentemente, extingue-se a geração de energia elétrica.

O horário solar apresenta distorções, passando, ao longo dos dias, por momentos de atraso ou de adiantamento em relação ao horário do relógio (ou civil). Isso porque a posição do Sol no céu não é determinada apenas pelo giro da Terra em torno de si, mas também pela posição do planeta em relação ao Sol ao longo do ano.

Ela varia com o ângulo de incidência do Sol, sendo maior próximo ao meio-dia e menor nos instantes próximos ao nascer e ao pôr-do-sol. Da mesma forma, ao meio-dia no solstício de inverno, ela é menor do que ao meio-dia do verão, visto que o Sol está aparentemente mais próximo do horizonte.

Em um dia solar (24 horas), o planeta gira 360°; proporcionalmente, são 15° girados a cada hora (360°÷24), ou ainda 0,25° por minuto.

Antigamente, os povos usavam o sol como mecanismo de orientação. Basicamente, entendiam que quando o sol estava no céu era dia e a ausência dele era noite. Foi assim que passaram a dividir o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos.

As letas W e E, no relógio de sol significam respectivamente as palavras West e East.

Devido à inclinação natural do eixo de rotação e o formato elíptico da Terra, tem-se que o relógio do sol não pode ser mudado de local, caso contrário perde sua precisão e exatidão. Além de que em dias chuvosos ou até mesmo no período noturno, o relógio do sol não irá funcionar devido à ausência de luz solar.

Relógio é uma máquina destinada a medir o tempo, na qual um mecanismo que proporciona movimentos a intervalos regulares se liga a um dispositivo contador auxiliar a fim de registrar o número de movimentos.

A evolução e os tipos de relógios

  • Relógio do Sol. É possível dizer que o relógio do sol foi o primeiro modelo de relógio criado. ...
  • Ampulheta. Muito popular e tradicional, a ampulheta também é chamada de Relógio de Areia. ...
  • Relógio Mecânico. ...
  • Relógio Elétrico e Digital. ...
  • Relógio Atômico.

Atribui-se a Anaximandro de Mileto (610 a 547 a.C.), importante filósofo grego, a introdução de notável melhoria nos relógios de Sol, quando constrói o primeiro quadrante solar, ou seja, os mostradores. Na Grécia começa a ser usada a clepsidra.

Entrando na era cristã, já em 725 d.C., um monge budista chinês chamado Yi Ching fabricou o primeiro relógio mecânico de que se tem notícia. Ele funcionava com um conjunro de engrenagens e 60 baldes de água, correspondentes aos 60 segundos que compõe um minuto.