Como é o falso positivo?

Perguntado por: dflores . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

O resultado é considerado falso positivo quando o teste se mostra positivo, porém o paciente não tem a doença.

falso-positivo: resultado positivo em uma pessoa não-infectada pelo vírus; falso-negativo: resultado negativo em uma pessoa infectada pelo vírus.

Como ler o resultado positivo
Ter duas linhas no exame de farmácia, mesmo que a segunda seja clara. Isso porque o aparecimento da segunda linha indica a presença do hormônio beta-HCG circulante em maiores concentrações, uma vez que esse hormônio tem a produção aumentada devido à gravidez.

O hormônio Beta HCG somente é encontrado na urina quando a mulher está grávida. Desta forma, vale notar que a coloração da segunda linha mais fraca acontece pois a quantidade de Beta HCG presente é menor. Vale lembrar que, mesmo que fraca, o resultado continua o mesmo: Você esta grávida!

Caso a pessoa tenha produzido anticorpos para o novo coronavírus, duas faixas coloridas aparecerão no mostrador e o resultado é positivo. Caso o sangue não apresente anticorpos, aparece apenas uma faixa e o resultado é negativo. Se o mostrador continuar branco, o teste deu errado e deve ser refeito.

As linhas de evaporação não são linhas tênues, mas listras incolores. Eles aparecem quando uma pessoa espera mais do que o tempo recomendado para ler os resultados de um teste. Se o teste for exposto à umidade, a linha de evaporação poderá aparecer. As linhas de evaporação não são um sinal de gravidez.

Normalmente, uma gravidez química não causa nenhum sintoma. A paciente pode ou não ter discreto atraso menstrual. O único indicativo é a mudança do teste de positivo para negativo em algumas semanas ou dias. O importante é excluir outros possíveis diagnósticos diante do quadro de teste de gravidez positivo.

Falso positivo no teste de farmácia e gravidez recente
Conforme já pontuamos, o hormônio HCG demora de 3 a 4 ciclos menstruais para desaparecer do organismo feminino. Dessa forma, caso você tenha dado à luz recentemente, existe uma grande possibilidade de obter um resultado falso positivo no teste de farmácia.

No geral, o resultado positivo aparece nos primeiros 5 minutos do teste, porém, às vezes é necessário esperar até 30 minutos. Uma vez obtido o resultado positivo, não há possibilidade de mudança. Também não é possível que o resultado negativo se converta em positivo após os 30 minutos.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Quando a segunda risca aparece borrada, ainda significa que o exame deu positivo! Ela pode aparecer um pouco mais clara por conta de uma menor quantidade de hormônio beta-HCG. Neste caso, o ideal é repetir o exame.

Ela pode mudar de cor depois de um tempo do teste realizado, mas preste muita atenção na cor: essa linha de evaporação tem a cor acinzentada, e não rosa como a linha fraca do teste de gravidez positivo. Se a linha for rosa é positivo, seja qual for a intensidade!

Nessa situação, quando há uma linha de evaporação fraca ou muito tardia, o melhor a fazer é procurar um médico e realizar o exame de sangue para ter certeza do resultado ou repetir um novo teste de gravidez de farmácia.

Se ele estiver presente, a segunda linha aparece, tanto fraca, quanto na coloração mais intensa. Isso nos dá pistas de que sim, mesmo quando a segunda linha é muito clara, o teste está apontando que a mulher está grávida. Em contrapartida, se você ainda tem dúvidas sobre o tema, fique tranquila!