Como é o esterno?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sanguíneos.

A dimensão longitudinal do forame esternal apresentou- se com variação de 0,3 até 0,9cm, com tamanho médio de 0,65cm, sendo este valor inferior a 1,1cm já registrado.

Como parte da parede óssea torácica, o esterno ajuda a proteger as vísceras torácicas internas – como o coração, os pulmões e o esôfago. Suas funções são proteger os órgãos torácicos de trauma e também formam o anexo ósseo para vários músculos.

Você pode sentir dor nesta área devido a infecção, inflamação, lesão ou ruptura da cartilagem que afeta o próprio esterno. Problemas com órgãos próximos, como coração, pulmões e esôfago, também podem causar dor nessa área. Isso inclui ataque cardíaco, pleurisia (inflamação pulmonar) e refluxo ácido.

Costocondrite ou Dor no Esterno é uma inflamação das cartilagens que ligam a costela ao osso esterno ou a costela a própria costela. É uma dor que pode ser confundida com um ataque cardíaco, mas é benigna, ou seja, é uma doença branda que não terá progressão agressiva.

No final do esterno pode realmente tratar-se do apendice xifóide, entretanto a dor não pode ser explicda.

Ele engloba a área limitada pelo tórax (esterno) na parte anterior (frente), a coluna vertebral na parte posterior, a entrada para cavidade torácica na parte superior e o diafragma na parte inferior. O mediastino separa o pulmão esquerdo do direito, de modo que funcionem como duas cavidades torácicas separadas.

O esterno consiste de três partes: manúbrio, corpo e processo xifóide. As costelas de forma arqueada sjo classificadas, de acordo com a sua relaçjo ao osso esterno, em verdadeiras, falsas e flutuantes.

Esterno é «o osso situado no tórax que liga as 7 primeiras costelas». Externo refere-se a «algo exterior, que está no lado de fora».

O Tórax é formado por 44 ossos sendo 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 7 vértebras cervicais e 1 esterno.

“Externo”, escrita com X, refere-se ao que é ou está do lado de fora. “Esterno”, escrita com S, é um osso localizado na região do tórax.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões.

osso hioide

O osso hioide (pré-AO 1990: osso hióide) (em latim Os Hyoideum) é um osso que fica na parte anterior do pescoço, abaixo da mandíbula e à frente da porção cervical da coluna vertebral.

Em medicina, o ângulo de Louis, ou ângulo de esterno, é um importante ponto anatômico formado pela junção do manúbrio com o corpo do osso esterno. Recebeu esse nome em homenagem ao cirurgião francês Antoine Louis.

Movimentos repetitivos feitos ao tossir ou espirrar; Determinados vírus ou doenças respiratórias como tuberculose, aspergilose e sífilis que provocam inflamações nas articulações.

condroma é o tumor benigno mais comum do esterno, seu aspecto é similar ao Condrossarcoma e, por isso, todas as lesões devem ser tratadas cirurgicamente.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

AINEs tópicos que são eficazes para dor crônica incluem diclofenaco, cetoprofeno, ibuprofeno, felbinac e nimesulida.

As juntas estalando podem ocorrer em qualquer idade e é algo comum. Esse estalo acontece por causa da presença do líquido sinovial nas articulações.

O baço ainda é responsável por capturar vírus, bactérias e outros agentes causadores de doenças e eliminá-los do organismo. Isso é feito a partir da reciclagem do sangue, sobre a qual falamos anteriormente.

Um caroço no peito pode ser o único sintoma se um tumor se desenvolver nos tecidos moles da caixa torácica. Algumas pessoas apresentam febre. Em geral as pessoas não sentem dor até que o tumor tenha avançado. Tumores que se formam nos ossos ou cartilagens são, frequentemente, dolorosos.

Continuar lendo O que é o esterno?