Como é o estado de uma pessoa em coma?

Perguntado por: vmorais . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

O coma, também conhecido como estado vegetativo persistente, é um estado profundo de inconsciência. No coma não há respostas intencionais a estímulos internos ou externos, embora possam estar presentes respostas não intencionais a estímulos dolorosos e reflexos do tronco cerebral.

Os estágios da inconsciência

  • Níveis de coma. O método mais usual para avaliar o nível de consciência durante o coma é a Escala de Glasgow, que consiste em graduar a resposta do paciente frente a estímulos progressivamente mais intensos. ...
  • Síndrome de vigília arresponsiva. ...
  • Coma estrutural. ...
  • Coma não estrutural. ...
  • Coma induzido.

Existem algumas expectativas, de acordo com Anghinah: "Sequelas ortopédicas são comuns, por desuso muscular. Na maioria das vezes, pacientes com traumatismo desenvolvem problemas na memória, mas cada caso é um caso. Tudo depende de como, quando e onde o cérebro foi atingido".

a alimentação costuma ser feita por meio de sonda. Prepara-se uma composição de nutrientes específicos que vão direto para o estômago ou o intestino delgado. O tempo que uma pessoa fica em coma é difícil de se definir. Podem ser alguns dias ou até anos.

Quando um paciente está em estado de COMA, é uma situação parecida com a do sono, em O Livro dos Espíritos, os Espíritos Superiores nos esclarecem que durante o sono a alma se liberta parcialmente do corpo.

Pessoas em coma não abrem os olhos, não respondem a nenhum estímulo externo e não podem ser despertadas. Estima-se que o metabolismo cerebral de uma pessoa nessas condições diminua em 50%.

Estudos científicos apontam que pacientes em coma induzido, devido à intubação, ao ouvirem gravações de familiares, apresentam recuperação mais rápida. Mesmo sedados, eles podem produzir respostas fisiológicas, como alterações na respiração e expressões faciais.

Onofre Barros: A característica mais importante na diferença entre coma e morte encefálica é que o coma é reversível e a morte encefálica, irreversível. O exame clínico para detectar morte encefálica é objetivo e não permite dúvidas.

“Quem está em coma Glasgow 3, tem um coma que não responde a nenhum estímulo. O estágio mais profundo do coma, normalmente implica lesão neurológica muito grave”, explicou.

Alguns fatores contribuem para o paciente demorar a acordar, entre eles podemos citar: uso prolongado de drogas sedativas ou em altas doses, uso de drogas de vida longa, pacientes idosos, pacientes com insuficiência renal ou hepática, pacientes com lesão do SNC.

É possível uma pessoa sair do estado vegetativo? Embora as chances sejam remotas, é possível. Existem fatores comuns aos pacientes que conseguiram recuperar algum nível de consciência, a exemplo do tempo que permaneceram em estado vegetativo. Quanto menor for esse período, maior é a possibilidade de recuperação.

Como: conversar com o paciente (palavras de carinho e encorajamento e mensagens religiosas são os temas mais comuns); informar sobre acontecimentos extra-hospitalares (novidades da família ou que envolvam a rotina do paciente); reconhecimento auditivo; toque físico nas extremidades (com massagem estimulante) e informar ...

Pessoas em estado vegetativo não podem fazer coisas que exigem pensamento ou intenção consciente. Elas não podem falar, seguir comandos, mover seus membros propositadamente ou mover-se para evitar um estímulo doloroso. (EEG) detectaram indícios de alguma atividade cerebral sugerindo possível consciência.

Estado de obnubilação mental parcial que antecede o aparecimento do coma.

Uma mulher dos Emirados Árabes que ficou gravemente ferida num acidente de carro em 1991 acordou do coma após 27 anos. O caso foi revelado nesta terça-feira pelo filho dela. Munira Abdulla, que tinha 31 anos na época do acidente, sofreu lesões cerebrais quando o carro onde estava bateu num ônibus.

Essa respiração pode continuar por horas e frequentemente significa que a morte ocorrerá em horas ou dias. No momento da morte, pode acontecer que alguns músculos se contraiam e que o peito se mexa como se estivesse respirando.

Em suma, dependendo do grau de evolução do espírito, o indivíduo fica de 10 a 15 dias, em geral, imaginando que está encarnado e que está melhorando.