Como é o enjoo da gravidez?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

A gravidade dos enjoos na gravidez varia muito. Algumas mulheres quase nada sentem; outras queixam-se de náuseas leves em curtos períodos, muitas vezes sem vômitos; há também os casos onde os enjoos e os vômitos são frequentes, tornando o primeiro trimestre muito penoso.

A maioria das mulheres experimentou os primeiros sintomas do enjôo da gravidez após 8 a 10 dias, ao usar a data da ovulação como o início da gravidez. Se medidos a partir do último período menstrual, os sintomas surgiram após 20 a 30 dias.

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Enjoo matinal
As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia. Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação.

A ânsia de vômito se caracteriza por uma vontade de vomitar que, nem sempre, chega a se concretizar. Essa náusea pode durar minutos ou dias e ser causada por diferentes motivos, desde cheiros desagradáveis até alguns tipos de doenças como a labirintite, por exemplo.

Sintomas de gravidez em homens
Quando o homem se envolve profundamente com a gestação, ele pode desenvolver a Síndrome de Couvade, também conhecida como gravidez psicológica. Nesse caso, o futuro pai pode ter sintomas semelhantes aos da gestação, como náuseas, tonturas, irritabilidade e sensibilidade emocional.

O enjoo constante pode ser sinal de problemas gastrointestinais e até de fundo emocional.

Náusea com ou sem vômito é um sintoma clássico da gravidez que é comumente conhecido como enjoo matinal. Eles podem começar duas a três semanas após a concepção para algumas mulheres.

Mas um estudo realizado pela Warwick Medical School, do Reino Unido, publicado no periódico BMC Pregnancy and Childbirth no dia 6 de janeiro de 2021, sugere que o enjoo pode começar muito antes do que o imaginado: em apenas três dias.

Estes sintomas podem ser percebidos logo no inicio da gravidez. Enjoos – Com a produção elevada de hormônio progesterona, a mulher pode sentir enjoos constantes, principalmente nas primeiras horas da manhã. As náuseas surgem após o 1° mês da gestação e pode persistir por toda a gravidez.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

O aspecto do vômito traz algumas pistas. A começar pela espuma branca. Trata-se apenas do produto da mistura da saliva com ácidos e muco do estômago. Episódios de vômito com essas características podem acontecer, por exemplo, quando um pet sofre indigestão, ou seja, comeu algo algum tempo antes que não lhe fez bem.

Um dos sintomas mais comuns quando há algo alterado em nosso organismo é a dor de cabeça e a ânsia de vômito. Eles podem indicar doenças, fome, gravidez e também várias doenças ou distúrbios. Quando a ânsia ou o enjoo, vem somados de uma dor de cabeça muito forte são sintomas muito comuns da enxaqueca.

Falta de apetite e enjoo podem ocorrem por conta de desconfortos gástricos e doenças que afetam o sistema digestivo. Por fim, é válido elevar o nível de alerta quando o indivíduo perde muito peso involuntariamente por conta da diminuição da ingestão de alimentos.

Os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação aparecem de forma variada. Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais.

Quando a gravidez silenciosa desperta sinais, eles tendem a ser semelhantes aos sintomas de gravidez comum: náuseas; sono excessivo; enjoos; atraso menstrual; seios sensíveis; cólicas no abdômen; repulsa a cheiros; alteração do paladar; oscilação de humor; escurecimento da aréola; entre outros.