Como é o dente de um coelho?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os coelhos possuem dois pares de incisivos superiores e um par de incisivos inferiores. Os incisivos, em especial, são utilizados para agarrar e cortar os alimentos, portanto, são imprescindíveis para a vida dos pets.

A princípio, os dentes dos coelhos nunca param de crescer. Isso acontece porque eles se desgastam naturalmente durante a mastigação de alimentos ricos em fibras, como feno e verduras escuras. Em outras palavras, é uma forma de compensar essa deterioração natural e não deixá-los desdentados.

Nos coelhos, a troca de dentes pode ocorrer ainda dentro do útero da mãe, mas nos cães e nos gatos começa ao redor do 4º mês de idade e com 6 a 7 meses de vida, cães e gatos já devem ter trocado todos os dentes.

Pode pegar o coelho no colo
Sim, ele pode, mas também é preciso ter cautela, afinal, é possível que ele estranhe. Mais uma vez, o ideal é que ele seja acostumado desde pequeno. Para deixá-lo seguro, no começo, sente-se no chão.

Embora seja verdade que este comportamento pode ter sido condicionado e, portanto, responder a outras finalidades, o motivo mais frequente do coelho ficar rodeando suas pernas é devido ao pico que experiencia em seu período de cio e esta é a maneira de expressá-lo.

Para os coelhos as bolas feitas de materiais naturais, como a madeira, vime ou ervas, são especialmente indicadas. Assim, além de brincar, o coelho também pode roer a bola e assim cuidar dos seus dentes. Pontes e escadas: As pontes e escadas de materiais naturais são ideais para escalar, arranhar ou tratar dos dentes.

Brinquedos de madeira e feno são opções seguras para esses animais. Porém, indo mais longe, o papelão também pode ser usado tanto para o coelho roer como para criar brincadeiras. Diversificar as distrações de seu pet permite um crescimento rico, com atividades físicas e incentivo ao instinto natural do animal.

Dentes de coelho
Aliás, eles nunca param de crescer. Isso é uma característica comum aos roedores, por isso, eles precisam ser desgastados ao longo da vida para não atrapalharem o bichinho de estimação. Eles podem crescer até 1 centímetro por mês.

Os coelhos tendem a morder os tutores levemente quando estão no colo como forma de demonstrar afeto e carinho, porém, as mordidas mais fortes podem ser um grande indicativo de que o coelho está sendo incomodado por algo, seja uma dor de dente ou alguma lesão em outra parte do corpo.

De acordo com Luna, os coelhos também apresentam algumas alterações comportamentais mais claras quando estão com dor, que podem ser percebidas mais facilmente. “Alguns comportamentos são mesmo muito sutis, mas outros são mais evidentes, como a cabeça mais baixa e a menor mobilidade do animal”, exemplifica.

Possíveis causas
Quaisquer eventos que indiquem ameaça podem ser estressantes. Barulhos altos, sustos provocados por aparições repentinas, pegá-lo no colo de surpresa e movimentos bruscos são alguns exemplos de situações que devem ser evitadas. Ademais, o animal pode estar sofrendo com a falta de espaço na gaiola.

Quanto aos tremores de causa não patológica, os coelhos podem tremer quando estão muito empolgados, curiosos ou felizes. Durante o sono, alguns coelhos também podem apresentar pequenos e suaves tremeliques.

os dentes não necessitam de limpeza. Eles precisam apenas ser desgastados para não crescerem demais. Ofereça bastante feno, pois ajuda a prevenis desvios. Por fim, se notar qualquer anomalia em alguma parte do corpo, leve o coelho imediatamente no veterinário.

Se estiver irritado ou tem medo, o seu amigo orelhudo se afasta sacudindo os pés ou fica com o corpo retraído e bate os pés no chão, com a cauda levantada, as orelhas bem voltadas para cima e para fora, e a boca aberta vocalizando um rosnar característico.

O coelho reconhece o dono? Os coelhos costumam expressar seus sentimentos através de alguns sinais. Caso ele se sinta relaxado com você, ele pode apresentar alguns desses comportamentos: Deitar próximo a você: Se ele deixa junto a você, é porque sente segurança.

Toca. É um dos lugares onde o coelho mais gosta de dormir. Ele cava sua própria toca, usando do seu bigode para medir o tamanho de seu corpo e ter uma noção de qual o tamanho que a toca deve ter.

Ele provavelmente virá pedir desculpas com alguns "beijinhos" ou batidas rápidas de cabeça.

Areia de gato com cristal desodorante: alguns desses cristais desodorantes presentes em areias de gato podem ser tóxicos para coelhos. Areia de gato comum pode ser um grande problema para o coelho.

A urina de coelho transmite doença? Sim, são algumas das possibilidades causadas por agentes infecciosos de origem fúngica, nesse sentido as mais frequentes são: Micose: contraída pelo contato com Microsporum e Trichophyton, esporos de fungos dermatófitos dos gêneros.

Os coelhos podem expressar de várias maneiras que querem sua atenção. Às vezes, eles tentam te empurrar com seus focinhos minúsculos, se esfregam em você ou se movem levemente perto de sua mão em busca de carinho. Todos esses sinais têm algo em comum: indicam que seu coelho te ama e quer interagir mais.