Como é o crânio?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

O crânio é uma caixa óssea que tem como função proteger o cérebro e os órgãos do olfato, da visão e da audição, além dos órgãos externos do sistema respiratório e digestório. Ele é formado por 28 ossos.

O formato do crânio varia de pessoa a pessoa, mas de maneira geral é ovoide, um pouco mais largo na região posterior e discretamente mais estreito na região anterior. Portanto, visto de cima apresenta uma forma oval.

Pode considerar-se formado por duas partes principais que, aparentemente correspondem a duas etapas da evolução: Caixa craniana ou neurocrânio: a parte que envolve o cérebro e os órgãos dos sentidos (com exceção do paladar); e.

Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.

Os dois grandes ossos parietais são classificados como ossos laminares (ou planos), possuem formato retangular curvo e formam a maior parte da calota craniana, além de constituírem a maior parte da região superior do crânio. Suturas cranianas.

O crânio possui a função de proteger o encéfalo e garantir a mastigação, em razão da presença da mandíbula, entre outras funções. Podemos classificar os ossos que formam o crânio em dois grupos: ossos faciais e cranianos.

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio que atinge o cérebro e ocasiona sangramento e coágulos.

O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior.

Viscerocrânio. A primeira parte do crânio a ser discutida é o viscerocrânio, ou os ossos da face. Abaixo eles são agrupados de acordo com a sua camada germinativa, suas origens, sua localização no adulto e seu processo de ossificação.

O crânio de Homo erectus no centro tem 1200 cc, e o crânio humano moderno, à direita tem 1400 cc.

O Crânio é composto de 22 ossos: oito ossos cranianos e 14 ossos faciais. Os ossos móveis são a mandíbula e os do ouvido (bigorna, martelo e estribo). A abóbada craniana envolve e protege o cérebro, fazendo parte também da cavidade do nariz e das órbitas.

Os ossos do crânio estão ligados de forma que não permitem movimentos. É formado por articulações fixas ou suturas, caracterizando a sinartrose. Outro exemplo é a articulação entre as costelas e o osso esterno, a movimentação quase não ocorre.

O neurocrânio consiste em oito ossos. Estes incluem os dois ossos parietais, dois temporais, o frontal, o occipital, o esfenoidal e o etmóide. O osso parietal forma a maior parte do lado superior e lateral do crânio.

Sintomas que devem levar uma pessoa que teve uma lesão na cabeça para uma avaliação médica incluem: perda de consciência, perda de memória, confusão, uma dor de cabeça contínua, vômitos, ou convulsões. A maioria das pessoas com um trauma menor se recuperará bem em 1 a 2 dias.

Cérebro. O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o mais importante do sistema nervoso. É uma massa encefálica que é revestida e protegida pela caixa craniana, formada por ossos.