Como é o corte de cebola julienne?

Perguntado por: djaques4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

O corte Julienne (ou Juliana) é em tirinhas, e é o mais básico dos cortes de legumes. A cebola em tiras pode ser usada em saladas e em bifes de panela. Para fazer a tirinhas bem fininhas, escolha uma cebola um pouco maior que um limão e use uma faca de chef bem afiada.

Como cortar cebola: veja tipos de cortes e dicas para não chorar

  • Brunoise. É o clássico cubinho, deve medir cerca de 2mm x 2mm. ...
  • Julienne. É a tirinha fina, muito utilizada em saladas e sanduíches. ...
  • Anéis. Outro corte clássico, vai bem com saladas, sanduíches, bifes acebolados e pratos diversos. ...
  • Meia-lua. ...
  • Pétalas.

Corte Julienne
Julienne: é o mais versátil dos cortes, feito em finos bastões de 0,3 cm x 0,3 cm x 0,6 cm. Os legumes cortados em julienne podem ser usados para enfeitar, cozinhar no vapor, fritar, refogar ou crus.

Chiffonade é uma técnica de corte em que vegetais verdes folhosos, como espinafre, couve e acelga, ou ainda ervas de folhas planas como o majericão, são cortados em tiras longas e finas.

CEBOLA BRÛLÉ (CEBOLA QUEIMADA) - É utilizada para dar um sabor tostado e escurecer as preparações. É feita queimando-se a superfície de uma cebola partida ao meio.

Basta apoiá-la na tábua e fazer cortes paralelos indo na direção da base até a raiz. É só isso! A espessura de cada anel de cebola é você quem decide, cortando pedaços mais grossos ou mais finos.

Uma das mais saborosas e suaves, a amada cebola roxa é perfeita para se comer crua, principalmente em saladas e sanduíches.

PAYSANNE: corte em formatos irregulares, losangos, cubos, redondos e ovais todos juntos. PARMENTIER: são cubos um pouco maiores, cerca de 12 mm de lado. São usados em guarnições de carnes ou receitas de pratos que têm esse nome.

De todas as variedades de cebola, a cebola branca é a mais suave. O chef recomenda assá-la para servir como guarnição ou transformá-la em um purê junto de uma base com mais amido, como batata ou mandioca. Para servi-la crua, o recomendado é deixar de molho na água para deixar seu sabor ainda mais delicado.

3 – Brunoise
São pequenos cubinhos, geralmente de 0,3 cm x 0,3 cm. A chef afirma, no entanto, que o tamanho pode variar um pouco de acordo com cada cozinha ou chef. “O brunoise é feito a partir do corte do julienne, basta juntar um montinho das pequenas tiras e picá-las da maneira mais uniforme possível.

Preparação

  1. Passo 1. Corte o tomate ao meio verticalmente.
  2. O tomate ficará dividido em quatro gomos.
  3. Tire as sementes com a ajuda da faca.
  4. Passo 4. Corte os gomos em tiras finas.
  5. Passo 5. E já está!

Ao cortar a cebola, rompem algumas células, liberando substâncias químicas no ar. Tais substâncias, sob ação de enzimas, se transformam em compostos sulfurados, que evaporam facilmente. Os compostos sulfurados, liberados quando cortamos a cebola, reagem, transformando-se em gases que irritam os olhos.

Outra técnica de corte muito utilizada na gastronomia, a brunoise nada mais é do que legumes ou frutas cortados em cubinhos bem pequenos, de cerca de 2mm por 2mm.

1. nome [Botânica] oignon.

Analise o comprimento e a largura do rosto.
Determinar o comprimento do rosto a ajudará a determinar o formato. Um rosto mais comprido do que largo pode ser em forma de coração, quadrado ou oval. Caso tenha o comprimento e a largura do rosto de tamanhos parecidos, é provável que ele seja redondo.

Bastonetes. Como o nome sugere, este corte deixa os alimentos em formato de pequenos bastões. Ele segue o mesmo procedimento do julienne, mas com dimensões maiores: 6 mm x 6 mm x 5 cm ou.

Para conseguir o corte "Brunoise", basta cortar os palitos perpendicularmente, para conseguir cubos com 3mm em cada lado. O primeiro uso conhecido do termo impresso é na publicação Le Cuisinier Royal et Bourgeois, de François Massialot's (edição de 1722).

Corte Emincê
O corte de cebola para onion rings é um corte emince, que pode ter a espessura desejada.