Como é o corrimento branco na gravidez?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Normalmente o corrimento branco na gravidez é considerado saudável. O corrimento branco com a consistência pastosa, semelhante a uma pomadinha, é um sinal de que tudo está bem… Porém, esse muco não deve apresentar cheiro e deve ser em quantidade moderada sem maiores sintomas.

Pode parecer esbranquiçado e turvo, ou até amarelado (especialmente se tiver secado na sua roupa íntima) (4). Em um ciclo menstrual de 28 dias, você pode começar a notar esse muco por volta dos dias 9 ou 10 (1,4). À medida em que a ovulação se aproxima, muito mais muco cervical é produzido.

O corrimento branco leitoso pode ser natural ou significar infecção. Se não apresenta nenhum odor, pode indicar apenas lubrificação vaginal. Porém, acompanhado de coceira e grumos no corrimento, que deixam essa substância com aspecto a leite talhado, pode sugerir candidíase.

Gravidez
O muco cervical na gravidez torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim, ele forma uma barreira que serve como defesa para impedir que bactérias ou outros microrganismos se desenvolvam dentro do útero e criem complicações à gestação.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Tampão Mucoso
No final da gravidez, o peso do bebê associado ao afinamento e alargamento do colo do útero faz com que o tampão seja expelido. O tampão mucoso pode ter aparência variada. Dessa forma, em alguns casos ele é uma secreção pegajosa e bem clara, tipo clara de ovo, podendo confundir com corrimento fisiológico.

As flutuações hormonais despoletam a produção de um maior volume de corrimento, que pode ir de transparente a um branco leitoso. Por vezes, pode ser espesso e mucoso, o que é normal.

Esse exame deve ser realizado por um médico ginecologista e/ou obstetra que introduz dois dedos, geralmente o indicador e o médio, no canal vaginal com o objetivo de tocar o fundo do colo do útero. O exame de toque é sempre feito com luvas esterilizadas para não haver risco de infecção.

O corrimento branco pastoso ou leitoso, quando acompanhado de coceira intensa ou forte odor, pode ser sinal de infecções vaginais como a candidíase ou demais doenças ginecológicas1. Mas, quando branco, transparente ou com aparência leitosa e sem odor é considerado normal.

Ter corrimento branco antes da menstruação é normal e relativamente comum, não sendo sinal de algum problema de saúde. Na maior parte dos casos, o corrimento antes da menstruação acontece devido às alterações hormonais típicas do ciclo menstrual.

Sinal de Gravidez: Alguns sintomas de gravidez são caracterizados pelo atraso menstrual, corrimento branco pastoso e dor no pé da barriga e costas. Durante a gestação: É natural ocorrer um aumento desse tipo de corrimento durante a gravidez, porém é necessário estar atento ao cheiro, coceira ou ardência após urinar.

O corrimento normal fisiológico é o jeito de a vagina fazer uma autolimpeza e autorregulação da acidez e da flora vaginal. Esse corrimento costuma variar um pouco ao longo do ciclo menstrual, indo de transparente e líquido até branco em consistência de pomada, dependendo do momento do mês.

O teste da água sanitária é simples, basta você misturar em um recipiente a urina da mulher com um pouco de água sanitária. Se a solução borbulhar ou mudar de cor, o teste é positivo e indica que você está grávida.

Como são as cólicas no início da gravidez? No primeiro trimestre de gestação, as cólicas geralmente são leves e ocasionais, não necessitando, na maioria das vezes, de tratamento medicamentoso.