Como é o corpo de um Ectomorfo?

Perguntado por: efrutuoso . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

“Ectomorfo” é a denominação dada para uma das classificações dos biótipos corporais. Caracterizados como altos, magros e longínquos, esses indivíduos geralmente têm dificuldade de engordar e ganhar massa muscular.

Tem o corpo mais magro, os ombros estreitos, percentual de massa muscular mais baixo. Geralmente são mais altos, têm o metabolismo mais acelerado e, portanto, têm mais facilidade para perder peso, bem como mais facilidade para perder massa muscular.

As pessoas com o biotipo ectomorfo costumam ter o metabolismo mais acelerado e, por isso, perdem peso com facilidade, porém apresentam maior dificuldade em ganhar massa muscular.

E você sabe qual o mais raro? Por fim, o Mesomorfo é o biotipo das pessoas que possuem um corpo naturalmente atlético. Entre os 3 biotipos, este é o mais raro entre as pessoas e, inclusive, é considerado o biotipo dos sortudos.

Biótipo genético – Ectomorfo
O ectomordo são pessoas muito magras, com quadril e ombros menores, ou seja estrutura óssea menor. Lembra daquela pessoa que come muito e não engorda? Pois bem, seu metabolismo é mais acelerado por isso estocam menos gorduras.

O ectomorfo precisa comer bem se quiser ganhar massa muscular, pois esse biotipo precisa ingerir muitas calorias para conseguir construir músculos. Além disso, com a prática de exercícios de força, as necessidades energéticas será aumentada e se você não atingir a quantidade de macros, não haverá muito progresso.

O craque Neymar sempre foi um jogador de proporções menores. No Santos, quando ainda era uma promessa, foi muito comparado a borboletas e gafanhotos devido ao seu biótipo: definido, mas magro. Só que nos últimos anos o jogador cresceu, ganhou massa muscular e sua evolução foi visível aos olhos dos torcedores.

Além disso, possuem alta resistência, potência muscular e condicionamento físico. Jogadores de vôlei, futebol e basquete são exemplos de indivíduos com o biotipo mesomorfo.

Ectomorfo é um biotipo magro, de metabolismo acelerado
Pessoas com esse tipo de organismo têm um metabolismo bem acelerado - ou seja, têm menos chances de acumular gordura, pois queimam calorias com mais facilidade. Além disso, um indivíduo com corpo ectomorfo costuma ter ossos alongados e ombros curtos.

Para identificar corretamente o biotipo corporal, é importante que a pessoa seja avaliada por um profissional de educação física, nutricionista ou nutrólogo, para avaliar as medidas corporais, incluindo dobras cutâneas, circunferências, peso e altura, permitindo identificar as características de cada pessoa e, assim, ...

“O ectomorfo”, explica Matheus, “é aquela pessoa mais magra que tem dificuldade em ganhar volume muscular e peso. O mesomorfo é o que chamamos de atleta, que já é forte por natureza e ganha força e volume muscular com facilidade e não tem a capacidade de acumular gordura.

Ectomorfos tem mais dificuldade para ganhar peso, desenvolver a massa muscular, mas por outro lado, também possuem dificuldade em aumentar a gordura corporal. Ou seja, Ectomorfos tem facilidade na manutenção de baixo porcentual de gordura, e isso é um grande benefício.

Fazer uma dieta “suja”, com excesso de frituras, gorduras saturadas, açúcar e industrializados de baixo valor nutricional não vão contribuir para o seu desenvolvimento muscular e ainda podem ajudar no acúmulo de gorduras localizadas e trazer consequências para sua saúde ao longo do tempo.

Se você é um falso magro, provavelmente, seu biotipo corporal é ectomorfo. "São aqueles que comem muito, mas, ainda assim, têm muita dificuldade de ganhar peso, seja por meio de gordura ou de massa magra, por terem um metabolismo ultrarrápido. Geralmente, apresentam pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.

No Brasil, 76% das mulheres têm o biotipo retângulo: quando as circunferências do tórax e do quadril são aproximadamente iguais, com uma linha de cintura pouco marcada.

#academia #biotipo #cariani endomorfo.

Na busca por um corpo saudável, os endomorfos tem uma maior facilidade e muitas vezes são vistos como sortudos entre os biotipos corporais. “Se agregar ao biótipo uma dieta saudável com proteínas e atividade física, a pessoa terá uma vantagem a outros biotipos de corpos. ” comenta.

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.

Biotipo ectomorfo
Os maratonistas são exemplos desse perfil. “Os ectomorfos apresentam grande capacidade de resistência e consumo de energia e dificuldade em desenvolver massa muscular”, analisa Wilkison. Por outro lado, não sofrem com acúmulo de gordura, já que seu metabolismo é mais acelerado.