Como é o corpo de alguém que tem fibromialgia?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os pacientes normalmente sentem fortes dores em todo o corpo e articulações, de maneira frequente associado a um cansaço, sono não reparador e alterações no humor. Outros sintomas comuns são cansaço excessivo, fadiga e distúrbios do sono.

A dor é generalizada e algumas partes do corpo ficam sensíveis ao toque. O diagnóstico de fibromialgia se baseia em critérios e sintomas definidos como dor generalizada e fadiga. Melhorar a qualidade do sono, tomar analgésicos, praticar exercícios, compressas quentes e massagens podem ajudar.

A fibromialgia pode causar alterações na sensopercepção cutânea, o que causa comichão, sensação de coceira na pele. É essencial, nesses casos, uma investigação cautelosa da origem do sintoma com o intuito de descartar outros problemas, como alergia a algum medicamento.

O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor difusa pelo corpo. Habitualmente, o paciente tem dificuldade de definir quando começou a dor, se ela começou de maneira localizada que depois se generalizou ou que já começou no corpo todo. O paciente sente mais dor no final do dia, mas pode haver também pela manhã.

Logo, ela é comumente confundida com uma grande depressão ou com a síndrome da fadiga crônica. Porém, o que é pouco discutido e merece mais atenção, é que a fibromialgia pode também ser confundida com uma crise neural, devido a localização de muitos pontos de tensão neural adversa.

Sintomas de fibromialgia

  • Dor por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo;
  • Presença de pontos dolorosos na musculatura (18 pontos pré-estabelecidos);
  • Alteração do sono e fadiga;
  • Quadro de depressão ou ansiedade;
  • Alterações do hábito intestinal;
  • Alterações cognitivas, como falta de memória ou concentração.

O que é fibromialgia? Além destes sintomas mais frequentes podemos observar outros, como problemas de memória e concentração, ansiedade, formigamentos e dormências, depressão, dores de cabeça, tontura e alterações intestinais.

A fibromialgia por se tratar de um problema de saúde que causa dor crônica, em algumas situações pode ser acompanhada de alteração do hábito alimentar, perda ou ganho de peso.

A dor da fibromialgia é variável, e pode piorar durante as crises, com o estresse, a falta de sono e o clima. O portador de fibromialgia também pode ter sensações de queimação, formigamentos, e ainda ter a impressão de que algumas partes do corpo estão inchadas.

A despeito do avanço tecnológico, nenhum exame de imagem ou de sangue é capaz de detectar a fibromialgia. Nem mesmo a ressonância, ultrassonografia, ou termografia se mostraram capazes de demonstrar de forma fidedigna a presença da doença.

Quem tem fibromialgia, geralmente, sofre com a má qualidade do sono. Por isso, café, chás ricos em cafeína, energéticos e refrigerantes a base de cola devem ser evitados ou ingeridos apenas nas primeiras horas do dia.

A Fibromialgia é caracterizada por uma dor crônica e espalhada pelo corpo. Ela tem ligação com o sistema nervoso do paciente e se destaca por atuar principalmente nas articulações, tendões e músculos. Apesar da dor, a pessoa com Fibromialgia não apresenta inflamação ou inchaço nas partes do corpo que doem.

Quais são os alimentos proibidos para quem tem fibromialgia?

  • Bebidas açucaradas. Bebidas açucaradas, como refrigerantes, milk-shakes, sucos de caixinha, entre outros industrializados devem ser evitados. ...
  • Café ...
  • Carnes processadas. ...
  • Alimentos ultraprocessados. ...
  • Gorduras saturadas. ...
  • Leite.

Os remédios para o tratamento da fibromialgia normalmente são os antidepressivos, como a amitriptilina ou duloxetina, relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina, e neuromoduladores, como a gabapentina, por exemplo, prescritos pelo médico.

É possível trabalhar sim, mas desde que o paciente faça um tratamento para tratar ou pelo menos aliviar as dores! Para muitos profissionais da saúde, a fibromialgia é considerada como uma doença autoimune, mas para outros profissionais a fibromialgia tem cura.

Alguns alimentos considerados com alto poder de alergenicidade como ovos, nozes, produtos lácteos e carne vermelha devem ser evitados pelos pacientes que sofrem de fibromialgia.

A fibromialgia não é perigosa nem representa risco à vida. No entanto, os sintomas persistentes podem ser muito perturbadores.

As dores de cabeça estão presentes em mais de 50% dos pacientes com FM e incluem enxaqueca e cefaleias tensionais de origem muscular. Os pacientes também relatam parestesias, incluindo sensação de dormência, formigamento, queimação ou sensação de peso, principalmente nos braços e nas pernas.

Fraqueza, que em alguns casos pode ser o aspecto mais importante da fibromialgia. Pessoas referem cansaço, falta de energia ou fadiga muscular. Pode se tornar difícil subir escadas, ter “força” para ir fazer compras ou mesmo trabalhar.

A fibromialgia é uma síndrome de dor crônica caracterizada por dor e fraqueza muscular generalizada. Os locais atingidos em geral são os músculos, articulações, e as costas. Outros sintomas são dor abdominal, dor de cabeça, mal-estar geral, rigidez matinal, e má qualidade do sono.