Como é o comportamento de uma pessoa com ansiedade?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

A ansiedade causa angústia, tensão e insegurança, o que estimula pensamentos negativos e vergonha quando a situação não se desenrola da maneira desejada. Além dos sintomas psicológicos, a ansiedade gera desconforto físico, como tremores pelo corpo, náusea ou vômito, suor excessivo e até crise de choro.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

No entanto, a doença fica mais evidente quando aparecem, ou são reconhecidos, os sintomas neurológicos:

  • Perda de memória;
  • Insônia;
  • Dificuldade de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Inquietação.

Cansaço, sensação de esgotamento e dores no peito são sintomas muito comumente associados à ansiedade. E não é para menos: de acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Sendo assim, esse é um problema que faz parte do dia a dia de nossa população.

Alguns sintomas físicos de que uma pessoa pode estar apresentando um ataque de ansiedade são: batimentos cardíacos acelerados, sudorese intensa, insônia, apetite e humor alterados, está prestes a morrer, desconforto estomacal, tremedeira, boca seca, dores musculares, formigamento, entre outros.

Diferença entre ansiedade e depressão
Mas, em geral, a ansiedade é uma preocupação excessiva ou um transtorno/medo do que está por vir. A depressão está mais relacionada à estagnação, falta de algo ou indiferença em relação ao que aconteceu.

O termo tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo, etc.

O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo. Existem outros testes como o questionário DASS-21 que pode ser feito junto de um profissional para avaliar a presença de ansiedade.

Antidepressivos

  • escitalopram.
  • fluoxetina.
  • sertralina.
  • imipramina.
  • paroxetina.
  • venlafaxina.
  • Ansiolíticos.

A compulsão alimentar é um transtorno que causa nas pessoas a necessidade de comer mesmo sem apetite e, muitas vezes, em excesso. É um distúrbio químico, derivado de um desequilíbrio nos mecanismos de fome e saciedade. Geralmente está associado a problemas de ansiedade e depressão.

As frutas cítricas como laranja, limão, kiwi, abacaxi e acerola são ótimas opções para sucos. Elas possuem altas taxas de Flavonoides e Vitamina C, dois componentes importantes para combater a ansiedade. Diminuem a irritabilidade, a inquietação, regulam os hormônios e controlam a fadiga causada por esse problema.

A ansiedade provoca na mente da pessoa a sensação que irá entrar em um ataque de nervos a qualquer momento. Essa pessoa geralmente passa do sentimento de euforia indo às lágrimas em pouco tempo. Em picos de estresse, começam a surgir esses sintomas de irritação e mudanças bruscas de humor sem nenhuma explicação.

Ansiedade, bruxismo de vigília e dor de cabeça: uma relação linear. Os efeitos da ansiedade na saúde das pessoas podem ser devastadores. Uma das principais consequências desse tipo de distúrbio exatamente se dá no desenvolvimento do bruxismo de vigília, que pode culminar em fortes dores de cabeças.

Quando a ansiedade é um problema
Alguns sintomas são: Preocupação excessiva e persistente (com vários assuntos ou sem motivo aparente) Sensação de “estar no limite” ou de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento. Fadiga, alterações no sono ou inquietação.

A tontura também pode estar relacionada à ansiedade, problema que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus. “Os problemas podem ser o mais diversos possíveis. Pode, por exemplo, ser um problema hormonal, metabólico, soltura dos cristais dentro do ouvido ou ansiedade, estresse, depressão”, esclarece Jeanne.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade. Tanto o estresse de curto quanto o de longo prazo podem ter efeitos sobre o seu corpo.

Quais os tipos de ansiedade existentes? Os 3 tipos de ansiedade mais conhecidos são: o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Síndrome do Pânico.