Como é o Complexo de Édipo feminino?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Na década de 1930, Freud divide o Complexo de Édipo feminino em Sexualidade feminina e Feminilidade, a Feminilidade entende que abandonada a mãe, abre para menina a possibilidade da passagem a pai como objeto de amor; o pai passa ser a quem a menina espera ter bebês, substitutos simbólicos ao pênis ausente.

O complexo de Édipo invertido se refere à afeição dada à criança pelo genitor do mesmo gênero. Ou seja, os meninos se afeiçoam ao pai, demonstrando ciúmes de ver a mãe próxima do pai e têm atitudes agressivas contra a mãe, além de ter sentimentos negativos contra ela.

O que diferencia os complexos são os personagens que os jogam. Enquanto no Complexo de Édipo é o menino quem deseja a mãe, no Complexo de Electra é o oposto, a menina é quem tem uma identificação tão complexa com a mãe que chega ao ponto de desejar eliminá-la e possuir o pai.

No complexo de Édipo em meninos, o pai passa a ser visto como um rival e, ao mesmo tempo, como uma figura poderosa. O menino também se identifica com o pai, pois enxerga semelhanças físicas com ele. A mãe, por outro lado, é vista como objeto de desejo pelo menino. "Ele deseja ter a mãe para si.

A trama do mito de Édipo é encontrada na peça de Édipo Rei e conta da profecia que um oráculo dá sobre o filho de Laio e Jocasta, rei e rainha de Tebas. Essa profecia fala que Édipo matará seu pai e desposará sua mãe, e isso causa seu abandono pela família.

- Espaço Psi - Psicologia e Psiquiatria\x22,\x22A mãe castradora é aquela figura autoritária e controladora que não cria condições favoráveis para que seus filhos se tornem independentes. O amor de uma mãe nem sempre é incondicional.

fÁlica | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Fase de Latência: dos seis anos de idade até o início da puberdade, quando tende a se declinar ou se dissolver o Complexo de Édipo.

O Édipo mal resolvido suscita as neuroses adultas, a evitação da castração causa neuroses, tiques, manias, perversões. A angustia de castração e o seu retorno como recalcado na vida a adulta é a medula espinhal da neurose masculina. O prazer e o medo de ser punido esta na base dessa neurose, logo o Édipo é uma neurose.

A imagem acima carrega a foto e a fala de Norman Bates, personagem principal do filme Psicose, de Alfred Hitchcock. E agora também da série Bates Motel. No filme, o personagem diz que “o melhor amigo de um menino é sua mãe”.

Por isso, Freud determina que, quando o complexo de Édipo se prolonga na vida adulta, pode ter como desfecho a homossexualidade masculina, problemas relacionados com a relação sexual e com o casal.

Electra: Significa "âmbar" ou, por extensão, "mulher radiante". Esse nome feminino tem origem no grego Elektra, derivado do termo elektron, que significa "âmbar".

Ao longo da teoria freudiana, o pai vai se revelando como uma instância inconsistente, não pacificadora. O amor, por sua vez, assume um papel de proteção contra a angústia, velando a inconsistência paterna e impedindo, tanto quanto o ódio, o confronto com o desamparo irredutível que nos constitui como seres falantes.

O correto é conduzi-la para o quarto dela e jamais ceder à insistência. Segundo especialistas, a criança precisa entender que a mãe e o pai mantêm uma vida além da relação com ela. O complexo de Édipo é fundamental para que as crianças cresçam e tenham uma saúde emocional bem desenvolvida.