Como é o chuveiro quente nos Estados Unidos?

Perguntado por: uperes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 9 votos

2. Estados Unidos. Uma coisa curiosa sobre os banheiros nos Estados Unidos é que você verá uma grande banheira no lugar dos tradicionais boxes. A água quente, por sua vez, vem de um aquecedor de água projetado para fornecer água ao domicílio inteiro — assim como os países europeus.

"O Peru é o maior importador de chuveiro elétrico do mundo, mas outros mercados importantes são Bolívia, Paraguai, México, Costa Rica, Guatemala, Equador e Cuba", afirma Maria.

Porque o chuveiro elétrico foi inventado no Brasil e por aqui rapidamente se popularizou, seja pelo clima favorável (explicação adiante), seja pelo baixo custo do aparelho e de manutenção, seja porque não tínhamos quase nenhuma infraestrutura para o uso de aquecimento a gás.

Os banheiros americanos geralmente possuem banheiras, enquanto no Brasil os chuveiros são mais comuns e elétricos. Enquanto isso, nos Estados Unidos os chuveiros possuem aquecimento a gás e duchas.

AQUECEDORES
Exceto as casas que ficam bem ao sul, longe do frio e das nevascas durante o inverno, TODAS as casas possuem o que eles chamam de HEATERS, ou seja, AQUECEDORES. Eles são instalados na casa toda de forma que, quando a temperatura bater – 20 graus celcius por exemplo, você vai estar aquecido em casa.

Como citamos antes, assim como as torneiras, a água é aquecida nos cilindros, que podem ser a gás ou elétricos, assim, no chuveiro nunca é elétrico em Portugal. O mais comum é que os banheiros tenham duche, que é uma espécie de chuveiro, mas em muitos caso tem além da ducha superior, uma portátil menor.

Na Italia os chuveiros não são como no Brasil. De modo geral, as casas tem banheiras e chuveirinhos que podem ser pendurados na parede e dão a sensação de serem (quase) um chuveiro normal.

Na Alemanha, tem banho quente à disposição o ano todo. E não são aqueles chuveiros elétricos que dão choque quando você põe a mão, não. O sistema de aquecimento da casa se encarrega de levar água quente para as torneiras, chuveiro e máquina de lavar.

brasileiro

Série Energia: Chuveiro elétrico foi criado por brasileiro e se popularizou nos anos 1930. Muita gente não sabe, mas o chuveiro elétrico que temos na nossa casa, foi criado por um brasileiro, no século passado, chamado Francisco Canho. Mas a ideia de aquecer a água para tomar banho é muito antiga.

brasileira

O chuveiro elétrico é outra invenção brasileira. O primeiro modelo deste tipo foi criado por Francisco Canhos Navarro, em 1927, em uma pequena oficina na cidade de Jaú, no interior de São Paulo. Antes, para ter banho quente, era preciso uma engenhoca cara a gás ou à lenha.

O chuveiro elétrico foi inventado por um engenheiro brasileiro chamado Francisco Canho, em 1945.

Por que não existe chuveiro elétrico na Europa? Devido à diferença de temperatura entre a água gelada (de lá) e a de um banho (da ordem de 36 graus). Lá o chuveiro elétrico iria consumir muito mais energia que aqui.

Originalmente, os chuveiros não tinham aquecimento ou, se tinham, era um aquecimento prévio, realizado por meio da queima de lenha. No século XX, o aquecimento a gás foi introduzido nos Estados Unidos e na Europa.

O processo de aquecimento do chuveiro a gás começa pelo aquecedor: alimentado pelo gás natural ou GLP, ele produz uma chama que aquece a água. Se for um aquecedor de acumulação, a chama se mantém acesa, com água sempre aquecida. Se for de passagem, a água é aquecida de forma gradual.

Limpando o banheiro
Nos EUA não se lava banheiro igual no Brasil. Como embaixo do piso dos banheiros não tem laje/concreto e sim madeira, se você jogar água no chão ela provavelmente vai começar a gotejar no andar de baixo. O comum é limpar o banheiro na base do aspirador e pano úmido.

Os EUA obtêm mais de 60% de sua geração de eletricidade a partir de combustíveis fósseis: 40% proveniente de gás natural e 20% de carvão em 2020. Este ano, o governo americano estima que a parcela do carvão subiu para 23%.

A despesa média com gastos de água, energia e aquecimento em um apartamento de 85m² nos Estados Unidos é de US$165,23 por mês. O custo com internet de 60Mbps ou mais, por outro lado, custa cerca de US$65,93.

A grande maioria das casas americanas possuem água quente e fria em todas as torneiras e chuveiros, pois são construídas também com um aquecedor de água central. Isso também é comum no Brasil, mas não tão frequente quando nos EUA.

As piscina privativas de todas as casas são cobertas com uma tela de proteção que, na realidade, tem duas funções: reduzir a exposição da área aos raios UV-A e UV-B e proteger contra insetos muito comuns na região da Flórida.