Como é o cheiro da candidíase?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4 / 5 17 votos

A candidíase não tem cheiro, mas quando a paciente está candidíase, significa que está com a flora vaginal alterada e ela coça. Isso pode causar uma contaminação secundária, modificar a secreção vaginal que, eventualmente, pode cheirar. Geralmente, os sintomas são coceira e um corrimento que forma uma nata de leite.

O corrimento normal é incolor ou levemente branco-amarelado, sem odor e, dependendo do período do ciclo hormonal, pode ser mais viscoso ou líquido.

Quando você percebe que seu corrimento é branco e espesso e tem outros sintomas (coceira vaginal, vermelhidão e ardência na região), é possível que você esteja com candidíase.

O corrimento vaginal geralmente se torna um pouco mais espesso em diferentes momentos do seu ciclo mensal, e isso também é totalmente normal. No entanto, o corrimento semelhante ao queijo cottage, espesso, branco e irregular, é um dos principais sintomas de candidíase, juntamente com coceira e queimação intensas.

A candidíase invasiva é um quadro grave, não só pela invasão dos órgãos, mas porque o paciente costuma estar imunossuprimido. O tratamento é feito com antifúngicos por via intravenosa.

Folhas verde-escuras cruas. As folhas verde-escuras têm um forte efeito desintoxicante. Quando os fungos da candidíase começam a morrer, eles liberam toxinas. Para eliminar essas toxinas, consuma bastante rúcula, agrião, couve, brócolis e outros vegetais verde-escuros.

É provável que seja alguma infecção vaginal, como a vaginose bacteriana ou até mesmo, alguma doença sexualmente transmissível. Por isso, ao reconhecer qualquer um desses sintomas, é importante consultar o ginecologista imediatamente.

Quando o corrimento apresenta sinais diferentes e provoca dor, coceira, desconforto e ardência, isso pode indicar uma série de doenças. As mais comuns são vaginose bacteriana, candidíase vulvovaginal e tricomoníase.

A higienização da vulva (região externa) deve ser feita uma vez ao dia durante o banho, sem fricções intensas, com água e sabonete neutro, durante um a três minutos. Dê preferência a sabonetes sem muita atividade detergente, sem perfume exagerado e que não tenham pH muito ácido.

Os sintomas mais comuns são prurido, inchaço vulvar, inflamação, escoriações (resultantes do ato de coçar), dor durante a relação sexual e ao urinar, infecções secundárias e corrimento denso, mas sem odor.

Os sintomas de candidíase mais comuns incluem coceira vaginal incômoda, corrimento branco e espesso, ardência na região da vulva (parte externa da vagina) e inchaço dos lábios vaginais. Há ainda casos de candidíase em que ocorrem ardência ao urinar e dor durante relações sexuais.

Você pode estar com candidíase se observar:

  1. Coceira vaginal.
  2. Corrimento vaginal incomum como corrimento branco e espesso.
  3. Ardência na região da vulva (a parte externa da vagina)
  4. Leve inchaço dos lábios vaginais (conhecidos também como grandes lábios)

Se você está enfrentando esses sintomas, é possível experimentar estes remédios caseiros para candidíase para aliviar o incômodo:

  1. Iogurte natural. ...
  2. Banho de assento com camomila. ...
  3. Banho de assento com vinagre de maçã ...
  4. Bicarbonato de sódio. ...
  5. Alho. ...
  6. Chá de uva-ursina. ...
  7. Chá de poejo. ...
  8. Óleo de orégano.

Alimentos com alto índice glicêmico, além dos processados, ultraprocessados e bebidas alcoólicas, podem contribuir com a proliferação do fungo responsável pela candidíase.

A área genital pode tornar-se vermelha e inchada. A mulher pode ter um corrimento branco, espesso, que lembra o queijo cottage. Os sintomas da candidíase podem piorar uma semana antes do início da menstruação.

Quando não tratada, a candidíase pode facilitar o surgimento de problemas secundários, como a infecção urinária. Veja como evitar a proliferação dos fungos. A candidíase é uma infecção causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida na região genital.

Gino-Canesten® é a marca de tratamento para candidíase Nº1 do mundo*. O comprimido vaginal para candidíase Gino-Canesten® é um tratamento em dose única. A aplicação de 1 dia em dose única pode ser a preferida de mulheres com estilo de vida agitado ou que optam por um tratamento rápido e conveniente.

Quanto tempo dura a candidíase? Geralmente, o tempo de tratamento da candidíase feminina pode durar sete dias.

Alimentos antinflamatórios como cúrcuma, peixe, linhaça, pimenta caiena, pois modulam o sistema imunologico e tem ação antioxidante e antimicrobiana. Probióticos que favorecem o crescimento de bactérias benéficas no intestino, diminuem as bactérias chamadas patogênicas, melhorando a saúde intestinal.

Bicarbonato de sódio contra qualquer tipo de candidíase
O bicarbonato de sódio é um bom remédio caseiro tanto para infecções bucais quanto para vaginais e penianas. Em ambos os casos, a solução deve ser preparada com 50 gramas do produto e um litro de água.

Por mais que a candidíase não seja uma doença sexualmente transmissível, não é recomendado transar durante o período agudo da enfermidade. “Toda vez que a mucosa vaginal ou vulvar está inflamada, ela aumenta riscos para outras infecções virais, como HPV, herpes, HIV, hepatite, entre outras”, conta o especialista.