Como é o cérebro do narcisista?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

“Um menor volume de massa cinzenta nessas regiões do cérebro, particularmente na ínsula anterior esquerda, pode ser relacionado a deficiências na empatia, uma característica marcante de pacientes com o transtorno narcisista”, escrevem os autores do artigo, publicado no Journal of Psychiatric Research.

Na raiz do narcisismo vulnerável está o profundo medo do abandono. Esses indivíduos têm um estilo de apego temeroso, o que é indicativo das expectativas ocultas dos narcisistas vulneráveis de parceiros para satisfazer suas necessidades, enquanto temem que não consigam fazê-lo.

A pessoa narcisista alimenta o seu ego constantemente. Portanto, o relacionamento para ela faz parte de seu jogo de poder. Os compromissos tendem a se adaptar de forma que possam se sentir dominantes da situação, especiais e importantes. Situe-o em sua trajetória de relações partidas, e expectativas abandonadas.

A mente do narcisista, segundo estudos, revela uma obscuridade e desumanidade ao contrário do senso comum de que se trata de indivíduo que apenas se auto admira e gosta de ser admirado. Na verdade, trara-se de pessoa com personalidade desajustada que sofre e faz sofrer.

Indivíduos narcisistas apresentam hipersensibilidade a crítica e insultos (reais ou imaginados) e não conseguem lidar bem com derrotas, frustrações e rejeições — logo não têm maturidade emocional. Dessa forma, quando contrariados, podem reagir com raiva, irritação e nervosismo.

Causas do transtorno de personalidade narcisista
Fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno de personalidade narcisista. Uma teoria sugere que os cuidadores podem ter agido com a criança de maneira que não a ajudou a desenvolver um senso do eu estável.

A psicoterapia é a abordagem chave no tratamento do distúrbio da personalidade narcisista.

Entende-se como família narcisista aquela que oferece um ambiente disfuncional para o desenvolvimento da criança e do adolescente que dele sejam frutos, pelo fato do genitor narcisista ter a constante necessidade em colocar suas vontades e pensamentos acima do pessoal e íntimo dos demais integrantes da família, ...

“O vício, que interfere em sua vida pessoal, profissional e social, se relaciona com a necessidade de sentir euforia constantemente e aplacar o mal-estar, pois a pessoa narcisista não consegue aceitar que em sua vida haja dor, sente intolerância ao apagamento e à tristeza”, explica Barraca.

“As ações do perverso também podem levar à morte. Ele vai eliminar tudo o que constituiu o outro: sua moral, sua estética, seu trabalho e por aí vai. É comum a vida da vítima entrar em colapso”, continua. Agradeça se nunca experimentou esse extremo do narcisismo nas relações pessoais.

Uma fraqueza muito óbvia do narcisista é sua incapacidade de autorreflexão e autoanálise. Eles são incapazes de olhar para dentro para se compreender, para mergulhar em si mesmos. Eles geralmente estão cheios de mecanismos de defesa contra a aceitação de suas muitas inseguranças.

o narcisismo ele é um dos transtornos mais sérios segundo os espíritos pois o doente o cortador ele não consegue ver isso ele não consegue se Enxergar como uma pessoa que está com problemas como uma pessoa.

O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele. Espero que ele tenha esse reality como um aprendizado para evoluir como pessoa, reveja suas atitudes para nunca mais atacar ou expor uma mulher.

Narcisistas sentem atração por quem é confiante porque eles mesmos têm baixa autoestima. Nada interessa gente assim tanto quanto pessoas que demandam atenção naturalmente. Lembre-se de que o narcisista quer sua aprovação e, no geral, busca validação dos outros para inflar o próprio ego.

Os narcisistas fogem da gratidão por acreditarem que é um sinal de fraqueza. Isso significa que eles estão abrindo mão do controle sobre o outro no momento em que expressam uma gratidão. Ele acredita que ficará devendo algo a alguém por obrigação, se agradecer.

Eles se sentem prejudicados em seu ego, então eles liberam sua raiva a fim de mostrar que são melhores do que a pessoa que os rejeitou de sua vida. Os narcisistas acreditam que fazer parte de sua vida é um privilégio pelo qual a outra pessoa deve ser grata.

No caso do narcisista seu destino é reproduzir seu ciclo de abuso e deixar um rastro de destruição nas vidas em que passar.

Mas a partir do momento que começa a envelhecer há até uma tendência para as… queixas dos sintomas (por aqueles que estão próximos) diminuírem. Como se narcisistas (ou outros do Cluster B) abrandassem a partir dos 50 anos para cima.

Ele nunca descartará as bajuladoras, quer sempre ouvir elogios. As que se prostram a seus pés, e dizem sim a tudo que se refere a eles. Pessoas dependentes sentimentalmente, frágeis e fáceis de manipular. Pessoas que favorecem seus desejos e espectativas, pessoas que as favorecem materialmente.

Mais vistas em Opinião. Sigmund Freud diagnosticou as três grandes feridas narcísicas da humanidade, ou seja, os três acontecimentos que mais feriram o narcisismo do Homem - o seu orgulho desmesurado, a sua gigantesca auto-estima e o seu insuperável amor-próprio.