Como é o cérebro de uma baleia?

Perguntado por: dcurado . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O cérebro dos cetáceos viventes atualmente é um dos maiores entre os mamíferos, tanto em massa absoluta, quanto proporcionalmente a massa corpórea, sendo aproximadamente 6 vezes maior que o cérebro humano.

A cabeça das Cachalotes contém uma grande massa cheia de óleo (cerca de 90%) chamada de 'Órgão de Espermacete'. Esse óleo é uma mistura líquida de triagliceróis e ceras chamada 'espermacete', e chega a somar mais de 4 toneladas em alguns indivíduos da espécie.

Nosso cérebro não é o maior, em média, ele pesa de 1,2 kg a 1,5 kg. Perdendo para o dos elefantes, que pesa de 4 a 5 kg e o de baleia que pode chegar a 9kg.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

O que pouca gente sabe é que os polvos possuem 9 cérebros! Um central e um na base de cada um de seus 9 tentáculos!

A área do cérebro canino dedicada ao olfato é proporcionalmente bem maior que a nossa. Os odores não só norteiam os bichos no ambiente como estão ligados a memórias. Os cachorros têm uma inteligência social interespécie muito desenvolvida. Eles aprendem a se comportar e se relacionar com a gente (e outros bichos).

Eles têm três corações e nove cérebros. São capazes de alterar o próprio código genético – e imitar coisas que sequer viram.

musaranho-pigmeu

Diferentão, o musaranho-pigmeu diminui o tamanho do cérebro para não precisar de tanta energia, já que precisa comer o equivalente a 8 vezes o tamanho do corpo todos os dias.

Além do risco de aumento da pressão dentro do animal existe chance de entrar em contato com bactérias mortais na carcaça. Se você tocar em uma baleia encalhada com as mãos, poderá se infectar, especialmente se o sol estiver forte e as temperaturas altas.

Na água, o som se propaga mais rápido e a maiores distâncias do que no meio terrestre. As baleias e os golfinhos, representantes dos cetáceos, aproveitam-se dessa situação apresentando a audição bem desenvolvida e a capacidade de transmitir sons variados através das vocalizações.

Algumas espécies são potencialmente perigosas, pois elas tem uma tendência em explodir! Sim, é por isso que é não é uma boa ideia mexer com a carcaça de uma baleia, especialmente se ela for muito grande.

Maior cérebro vs mais inteligente
As cachalotes e baleias azuis são as campeãs do prêmio maior cérebro. Suas massas cinzentas podem atingir os 10kg. Contudo, como esses cetáceos são gigantes, a porcentagem cérebro/corpo é bem pequena. Em seguida temos elefantes e orcas, com 6kg de peso de seus cérebros.

Os odontocetos possuem uma estrutura chamada 'melão' que fica na parte frontal da cabeça e é capaz de captar sons de alta frequência. Eles se comunicam muito bem, são extremamente inteligentes. Não há nenhum estudo que comprove a presença dessa capacidade nas baleias”, completa.

Os animais têm sentimentos próprios
Devido à capacidade de pensar e até analisar situações, os animais desenvolvem sentimentos e emoções próprios, por exemplo, ficando tristes ou alegres. Porém, eles também são influenciados e até podem copiar atitudes dos humanos.

Apesar do que se pode pensar, os golfinhos são grandes predadores, capazes até de matar tubarões, e devem ser tratados como tal. Eles podem ser agressivos com as pessoas, outros golfinhos ou até mesmo machucar a si mesmos.

Mosquitos

Mosquitos
O mosquito é o animal mais perigoso do mundo, e um dos menores. Os mosquitos são responsáveis por entre 750.000 e 1 milhão de mortes ao ano, e são vetores de muitas doenças, como a malária, a dengue e o vírus zika.