Como é o caroço do câncer de boca?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.

Sinais de alerta

  1. Perda de peso.
  2. Tumor firme no pescoço.
  3. Uma dor de garganta que não desaparece.
  4. Dificuldade em engolir.

Muitas vezes, o câncer de boca pode ser confundido com afta, caracterizada por uma pequena ferida na boca.

Quais são os principais tipos?

  • Carcinoma verrucoso;
  • Carcinoma de células escamosas;
  • Carcinoma adenoide cístico;
  • Carcinoma mucoepidermoide;
  • Adenocarcinofestma;
  • Linfomas.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

No caso do caroço na boca, um profissional deve ser consultado se ele não sumir sozinho depois de alguns dias, se houver um aumento na quantidade de saliências, dor ou sangramento ou se ele ficar maior.

Encontrar um caroço na boca pode ser estranho e preocupante. Mas isso não é sinal necessariamente de algo grave, já que existem diferentes condições com esse mesmo sintoma. O indicado é não ter tanta ansiedade com isso e procurar um dentista.

Sua aparição pode indicar problemas como herpes labial, quando localizadas nos lábios, ou uma mucocele, quando encontrada na parte interior da boca. Uma bolinha na boca pode derivar de vários lugares e ter diferentes impactos na nossa vida, podendo ser uma ameaça a nossa saúde ou não.

A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista. Durante a consulta, o médico irá fazer um levantamento do histórico médico do paciente, um exame físico e ainda solicitar exames complementares para a confirmação do tipo de tumor.

Nódulos que não se movem, são duros, possuem bordas irregulares, causam dor e provocam alterações na pele ao redor são os mais preocupantes.

Como se forma o cisto na boca? Na maioria dos casos, o cisto não é visível para o paciente, pois se forma no interior do osso da maxila ou da mandíbula. Ele também tende a ser mole, com conteúdo líquido ou pastoso. Sua formação se dá a partir de restos de tecidos que se aglomeram.

Já a afta causada por um tumor maligno pode até se parecer com a sua versão mais comum. Porém, ela não cicatriza: permanece por mais de 15 dias e sua tendência, em parte dos casos, é de piora, ou seja, a área afetada aumenta. Outra característica que pode indicar um diagnóstico mais grave é o fato de que ela é indolor.

O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses.

As feridas tumorais são formadas pela infiltração das células malignas do tumor nas estruturas da pele. Ocorre quebra da integridade do tegumento, levando à formação de uma ferida evolutivamente exofítica. Isso se dá em decorrência da proliferação celular descontrolada, que é provocada pelo processo de oncogênese.

Sinais de alerta

  1. Dor prolongada na boca;
  2. Fissura;
  3. Lesão;
  4. Sangramento;
  5. Ferida que não cicatriza;
  6. Dentes amolecidos;
  7. Dificuldade para engolir ou mastigar;
  8. Dificuldade para movimentar a língua.