Como é o café da manhã dos chineses?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 12 votos

Ao contrário da maioria dos países ocidentais, onde cereais ou aveia costumam ser misturados com leite ou água, o mingau chinês costuma ser acompanhado de diferentes tipos de picles, ovos salgados ou ovos centenários com carne de porco picada para ganhar um sabor enriquecido.

Além das tradicionais cebolas, cenouras, feijão-verde, repolho, alhos, tomates, alface ou pimentos, há uma grande variedade de couves e algas. Um dos ingredientes mais apreciados é a raiz de lótus. Também a couve chinesa, as espigas de milho, o gengibre ou o inhame não podem faltar à mesa de um chinês.

Mas para quê? Só pelo sabor é que não deve ser. Os chineses consomem alho cru para equilibrar o sabor forte da carne de porco.

carne de porco

A carne de porco é uma das mais consumidas no país, mas outras carnes, como bovina, frango, pato e pombo também fazem parte das receitas chinesas.

Por que os chineses são mais magros? Além de por questões genéticas, a maioria dos especialistas destaca que a dieta equilibrada e baseada nos hábitos de saúde taoístas e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mantêm essa população no peso ideal.

O café da manhã dos chineses é praticamente um almoço: arroz, verduras, sopa fazem parte do cardápio. Mesmo em hotéis com bom fluxo de estrangeiros esse pratos estarão sempre sendo servidos, mas com a opção ocidental junto, ou ao menos uma parte do que costumamos comer pela manhã (café leite, pão, frios...).

- Extrema pobreza erradicada -
Dos 770 milhões de chineses em extrema pobreza em 1978, o país passou para 82 milhões em 2013 e 6 milhões em 2019, de acordo com o Banco Mundial, saudando uma ritmo "sem precedentes na história". O governo afirma ter chegado a zero até o final de 2020.

A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yan: os pólos contrários se complementam. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.

Acontece que na China, os barulhos são sinônimo de apreciação. Dizem que se você não toma um chá sem chupá-lo altamente, ele não foi bem preparado. O mesmo vale para a comida: se não tem barulho ao comer, não está boa.

O óleo de esgoto é predominante em muitos setores e níveis da sociedade na China. Não só os pequenos restaurantes e barraquinhas de comida de beira de estrada usam-no, mas esse óleo também é encontrado em lanchonetes do governo chinês e em produtos de grandes empresas farmacêuticas na China.

Ela observou que os chineses e brasileiros amam comida picante, costumam comer frango e porco, feijão e arroz, e a gente pode encontrar comidas fritas semelhante nas ruas dos dois países.

A tradição de comer carne de cachorro começou há mais de 400 anos na China. Naquela época, qualquer fonte de proteína era bem-vinda para matar a fome da população. Era, claramente, uma questão humanitária: pessoas – seres humanos – estavam morrendo de fome e a solução era aproveitar o que fosse possível.

Muitos podem se perguntar por que os chineses comem tantas iguarias, mas na verdade este tipo de alimentação surgiu por pura necessidade e era mais comum antigamente. Dentre as necessidades por tal costume culinário está o fato de apenas 20% de todo o solo chinês ser cultivável.

Os asiáticos consomem muitos itens de lactofermentação, como a sopa de missô, e esses alimentos atuam como probióticos naturais, que nos ajudam a eliminar a gordura visceral, que é aquela que fica entre os órgãos da região do abdome.

Chow Mein

Qual a comida mais popular da China? O Chow Mein, chamado também de noodles, é uma das comidas mais apreciadas nos restaurantes espalhados por todo o país. Trata-se de um macarrão chinês frito, que leva também outros ingredientes, como tofu ou carne.

Pato de Pequim
Ou “Pato à Pequim” ou “Pato Laqueado”, é o prato típico mais famoso (e caro) da cidade chinesa. Data dos tempos da China Imperial, cujo primeiro registro vem da Dinastia Yuan, no século 14.

O seu cheiro e sabor característicos não só aguçam as papilas gustativas, como também agem como um agente bactericida natural e que auxiliam na digestão dos alimentos.

Se trata de uma dieta rica em vegetais frescos, soja, peixes e frutos do mar que ajudam no bom funcionamento do intestino, eliminam o excesso de líquido do corpo e ajudam no controle da fome, promovendo o emagrecimento.

Logo pela manhã até as 14:00 h. , ou seja, hora do almoço devemos buscar alimentos mais Yang que promovem vitalidade e disposição. Para esta visão oriental não é coerente passarmos a manha inteira comendo somente frutas (são mais Yin) pois promovem a energia Yin que é passividade e recolhimento.

O Asagohan (café da manhã tradicional japonês) é bem diferente do ocidental. Os alimentos que o compõe, são praticamente os mesmos do Hirugohan (almoço) e Bangohan (jantar). Ele é composto por alimentos nutritivos e de fácil digestão tais como arroz branco, misoshiru, legumes em conservas e peixe grelhado.

O brasileiro geralmente não dispensa o café da manhã, já que o café preto ajuda a despertar e a se preparar para mais um dia de trabalho. Geralmente o café da manhã é composto por pão de sal (ou pão francês), café preto, bolo e alguma outra quitanda (como rosca ou pão de queijo).