Como é o biótipo Mesomorfo?

Perguntado por: isales . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Mesomorfos - São aqueles que possuem corpo magro e atlético, com menor gordura abdominal, mesmo sem trabalhar muito os músculos. Apresentam troncos mais largos, cintura e quadril mais estreitos.

O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.

Mesomorfo é o biotipo corporal em que a pessoa normalmente é magra, mas tem músculos, membros superiores bem desenvolvidos e menor percentual de gordura corporal. As pessoas do biotipo mesomorfo possuem um metabolismo acelerado e têm mais facilidade para manter e ganhar massa muscular.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

No Brasil, 76% das mulheres têm o biotipo retângulo: quando as circunferências do tórax e do quadril são aproximadamente iguais, com uma linha de cintura pouco marcada.

Para identificar corretamente o biotipo corporal, é importante que a pessoa seja avaliada por um profissional de educação física, nutricionista ou nutrólogo, para avaliar as medidas corporais, incluindo dobras cutâneas, circunferências, peso e altura.

Um treino ótimo para mesomorfo inclui exercícios multiarticulares e uniarticulares. Os exercícios multiarticulares são aqueles que recrutam uma grande quantidade de grupos musculares durante a execução, por exemplo, agachamento, levantamento terra e supino.

Biótipo genético – Ectomorfo
O ectomordo são pessoas muito magras, com quadril e ombros menores, ou seja estrutura óssea menor. Lembra daquela pessoa que come muito e não engorda? Pois bem, seu metabolismo é mais acelerado por isso estocam menos gorduras.

Mesomorfo

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.

Se você é um falso magro, provavelmente, seu biotipo corporal é ectomorfo. "São aqueles que comem muito, mas, ainda assim, têm muita dificuldade de ganhar peso, seja por meio de gordura ou de massa magra, por terem um metabolismo ultrarrápido. Geralmente, apresentam pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.

Na dieta do mesomorfo, é sempre bom incluir uma variedade de nutrientes. Em especial, uma boa combinação entre proteínas e carboidratos. A quantidade de macronutrientes sugerida segue uma proporção de aproximadamente 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras.

Como seguir a dieta para mesomorfo e seus benefícios
Pelo contrário, dada a facilidade para o ganho de massa muscular que os mesomorfos possuem, a dieta deve ser rica em proteínas, mas também em carboidratos e boas gorduras. A princípio, as proteínas devem compor de 30 a 40% da ingestão calórica.

Pessoas com corpo mesomorfo costumam ter uma facilidade tanto em ganhar peso quanto em perder. Por isso, os cuidados com a alimentação devem ser bem frequentes. Esse biotipo é definido basicamente por uma ossatura média, uma aparência mais atlética e músculos fortalecidos.

O mesomorfo é o que chamamos de atleta, que já é forte por natureza e ganha força e volume muscular com facilidade e não tem a capacidade de acumular gordura. Já o endomorfo é aquele que sempre acumula mais gordura, tem muita dificuldade em perder e não tem facilidade com exercícios.”

Ectomorfo: entenda o biotipo magro e de metabolismo acelerado. Pessoas que possuem o biotipo ectomorfo são magras, com quadris estreitos e braços e pernas longas. Além disso, possuem o metabolismo rápido: parecem comer o que querem, quando querem, sem ganhar peso.

Agora, a hora da resposta da grande questão: se você pensa em somatotipos, não é possível. Os fatores genéticos são mais significativos e importantes do que anos de dieta e exercícios. É possível favorecer a manutenção do estado físico, mas com o tempo, o biotipo pode ser um fator muito difícil de contornar.

Tipo retangular
Esse biótipo costuma aparecer em mulheres altas e magras, como a top model Gisele Bündchen e a atriz Letícia Birkheuer.

Quando nascemos, trazemos diversas características biológicas que determinam como será a nossa composição física. Elas são conhecidas como biotipo corporal. Podemos dizer que o biotipo é uma herança genética e varia de pessoa para pessoa.